O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia se prestará algum tipo de auxílio às famílias dos 117 mortos durante a megaoperação policial conduzida pelo governo de Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro. As informações são do Metrópoles.
A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, tem defendido que a União ofereça apoio formal aos familiares das vítimas. No entanto, o Palácio do Planalto trata o tema com cautela. Integrantes do governo temem que uma ação direta possa levar parte da opinião pública a associar a administração federal ao tráfico de drogas e ao crime organizado.
Diante do impasse, a tendência no momento é que o governo federal não preste assistência às famílias, avaliando que essa responsabilidade caberia ao governo estadual, responsável pela operação nas comunidades.
Na manhã da última quinta-feira (30), Macaé Evaristo visitou o Complexo da Penha, na zona norte do Rio, para ouvir moradores sobre os impactos da operação. Durante a visita, ela classificou a ação das forças de segurança como “um fracasso”.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participou da agenda no local.
*Com colaboração da repórter Lilian Aragão