O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, senador Fabiano Contarato (PT-ES) assumiu o cargo com a promessa de focar tecnicamente e investigar o caminho do dinheiro de organizações criminosas. Delegado de carreira, Contarato afirma que a comissão não servirá de “palco político” e que pretende expor tanto o financiamento do crime quanto possíveis falhas do poder público no combate à violência.
O senador chamou de “infeliz” a declaração do presidente Lula (PT). O chefe do governo falou que os traficantes são vítimas dos usuários de drogas. Segundo Contarato, o narcotráfico representa algo pernicioso e deve ser combatido com leis mais duras e punições mais severas.
Foto: Reprodução/ Instagram
Fabiano é petista e defende uma mudança de postura dos aliados que tratam a situação com o que ele chama de “romantização”. Ele declarou ao assumir o cargo, que trabalharia com independência, mesmo fazendo parte da base do governo de Lula.
Mesmo diante da crítica, o senador questionou o “sucesso” da Operação Contenção, realizada na última semana pelas forças policias do Rio de Janeiro contra a organização criminosa Comando Vermelho (CV). Ele pontuou como um problema o número elevado de mortos e a fuga de um dos principais alvos, o traficante Doca, que segundo informações estava fortemente escoltado por outros integrantes no momento da ação.