O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nessa quinta-feira (4) que a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias , para o Supremo Tribunal Federal (STF) ficará para 2026. Segundo ele, o calendário apertado impede que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analise a indicação ainda este ano. “É um assunto para o ano que vem”, declarou a jornalistas.

A avaliação é compartilhada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que já havia indicado que dezembro será dedicado exclusivamente às votações do Orçamento.

Messias foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 20 de novembro, com a nomeação publicada no Diário Oficial da União no mesmo dia. A decisão contrariou a preferência de Alcolumbre, que defendia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o posto.

Após a indicação, Alcolumbre chegou a marcar a sabatina para o dia 10, reduzindo o tempo para Messias buscar apoio entre os parlamentares. Diante do impasse, o Palácio do Planalto não enviou ao Senado a mensagem oficial que daria início ao trâmite, o que levou ao cancelamento da sessão.

Em nota, Alcolumbre criticou a demora do Executivo. Segundo ele, a falta de envio da documentação “é grave, sem precedentes e interfere diretamente no cronograma da sabatina, que é responsabilidade do Legislativo”.

Sem anúncio no momento