O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou neste sábado (24) que integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) teriam tentado se infiltrar na chamada “Caminhada da Liberdade”, mobilização que reúne apoiadores da direita em direção a Brasília.
Em vídeo publicado nos seus stories do Instagram, o parlamentar disse que três pessoas foram identificadas. “Ontem foram identificados três elementos que estavam querendo se infiltrar. Gente do PT. O pessoal da inteligência me mostrou os rostos deles”, afirmou.
Segundo Nikolas, haveria registros em vídeo dessas pessoas comprando itens para simular participação no ato, como bandeiras do Brasil e pilhas para megafone. “Tem vídeo deles comprando coisas para fingir que eram um dos nossos”, declarou.
Orientações de segurança
O deputado também pediu tranquilidade aos participantes e orientou que evitem confusões durante o percurso. Ele reforçou a necessidade de seguir as orientações de segurança, permanecer no acostamento e obedecer às determinações da polícia. De acordo com Nikolas, até o momento a caminhada ocorre sem incidentes. “Não teve nenhum acidente nem ato de vandalismo”, disse.
A “Caminhada da Liberdade”, iniciada na última segunda-feira (19), já percorreu cerca de 150 dos 240 quilômetros previstos entre Paracatu (MG) e Brasília (DF). A mobilização é apresentada pelos organizadores como um ato pacífico em defesa da “justiça e liberdade”, com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e às prisões relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023.
A chegada à capital federal ocorreu neste sábado, e o ato de encerramento está marcado para o meio-dia deste domingo (25), na Praça do Cruzeiro.