O presidente Lula (PT) criticou, nesta quarta-feira (28), a suposta falta de integração dos países latino-americanos, atribuída a ideologias de “extremismo” e a intervenções de Donald Trump , presidente dos Estados Unidos, na região.
A crítica foi feita sem citar o nome do líder norte-americano, durante seu discurso na abertura do Fórum Econômico da América Latina e do Caribe, que ocorre na cidade do Panamá.
“Vivemos um dos momentos de maior retrocesso em matéria de integração. [...] Voltamos a ser uma região dividida, mais voltada para fora do que para si própria. Permitimos que conflitos e disputas ideológicas alheias se imponham. As ameaças do extremismo político e da manipulação da informação se incorporam ao nosso cotidiano”, disse Lula em seu discurso.
O presidente citou que a criação de acordos para a integração dos países latino-americanos acabou perdendo força com o tempo, como a Unasul, entre os anos de 2003 e 2014, e a Celac, que, segundo ele, “não consegue produzir nem mesmo uma única declaração contra intervenções militares ilegais que abalam a nossa região”.
Em outro momento de sua fala, Lula alfinetou novamente Donald Trump ao defender a neutralidade do Canal do Panamá, que entrou na mira do governo dos Estados Unidos em meio a uma disputa com a China.
“A integração em infraestrutura não tem ideologia. Por isso, o Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá, administrado de forma eficiente, segura e não discriminatória há quase três décadas”, disse o presidente brasileiro.