Uma operação das forças de segurança pública realizada nesta terça-feira (31) tem como alvo a facção criminosa Família do Terror do Amapá (FTA), suspeita de atuar no tráfico interestadual de drogas e em esquemas de lavagem de dinheiro. Batizada de Operação Abandon, a ação cumpre 118 mandados judiciais, sendo 64 de busca e apreensão e 54 de prisão preventiva. As ordens são executadas em seis estados: Amapá, Pará, Roraima, Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo.
As investigações indicam que o grupo mantinha uma estrutura organizada para movimentar valores ilícitos e dificultar o rastreamento por parte das autoridades. Conforme apurado, a organização utilizava contas bancárias de terceiros, conhecidos como “laranjas”, para ocultar a origem do dinheiro obtido com o tráfico.
Os recursos eram divididos em diversos depósitos menores, prática conhecida como fracionamento, com o objetivo de evitar alertas dos sistemas de controle financeiro. Em seguida, o dinheiro era reinserido na economia por meio da aquisição de bens de alto valor.
A operação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá, com apoio das polícias Civil, Militar e Penal do estado, além da Polícia Civil do Pará . A Ficco reúne diferentes órgãos de segurança para atuação conjunta no enfrentamento ao crime organizado.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar o mapeamento da estrutura da organização criminosa.