Fechar
GP1

Brasil

STF confirma transferência de Fachin para turma da Lava Jato

Despacho assinado por Cármen Lúcia foi publicado na edição desta quinta-feira (02), no Diário Oficial da União.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, oficializou a transferência do ministro Edson Fachin para a Segunda Turma da Corte, responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava Jato. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (02), do ‘Diário Oficial da Justiça’.

Fachin solicitou oficialmente à presidência do tribunal, na manhã desta quarta-feira (01), para ir para a Segunda Turma. Na véspera, por meio de nota, ele já havia se colocado à disposição. O Supremo deverá sortear nesta quinta-feira (02), quem será o novo relator dos processos relacionados à Lava Jato na Corte.

  • Foto: Renato Costa/Frame Photo/Estadão ConteúdoMinistro Edson Fachin Ministro Edson Fachin

O substituto do ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo no mês passado, deverá ser um dos ministros da Segunda Turma. De acordo com o G1, atualmente, integram o colegiado os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Com a transferência de Fachin, a Segunda Turma volta a ficar completa, com cinco magistrados.

"Consultados os demais Ministros da Primeira Turma, conforme critério de antiguidade, estes declinaram da transferência, razão pela qual defiro o pedido do Ministro Edson Fachin, nos termos dos arts. 13, inc. X, e 19 do RISTF. Publique-se", diz o despacho de Cármen Lúcia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.