Fechar
GP1

Brasil

Advogados entregam passaportes de Joesley Batista e Ricardo Saud

Segundo reportagem da Globo, os advogados de Joesley e Saud pedem para serem ouvidos por Fachin antes da decisão do ministro.

Os advogados de Joesley Batista e Ricardo Saud, dono e executivo do grupo J&F, entregaram os seus passaportes às autoridades, o que impede, agora, que os dois deixem o país. Batista e Saud tiveram a prisão solicitada, na noite desta sexta-feira (08), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O pedido de prisão precisa ser analisado pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Janot também pediu a prisão do ex-procurador da República Marcello Miller. A solicitação está sob sigilo – nem a PGR nem o STF confirmam que ela foi feita.

  • Foto: Ayrton Vignola/Estadão ConteúdoJoesley BatistaJoesley Batista

Segundo reportagem da Globo, os advogados de Joesley e Saud pediram para serem ouvidos por Fachin antes da decisão do ministro. O advogado Pierpaolo Cruz Bottini afirma que já que não há mais segredo a respeito do pedido de prisão, seja dada à defesa a chance de conhecer os fundamentos da solicitação e contra-argumentar.

Para justificar o pedido, a defesa cita um artigo do Código de Processo Penal que diz que, se o caso não for de urgência ou de perigo de ineficácia da medida, o juiz deve intimar o alvo de uma medida cautelar (como pedido de prisão), acompanhada de uma cópia do requerimento e das peças necessárias.

  • Foto: L. Adolfo/Futura PressRicardo Saud, da JBSRicardo Saud, da JBS

“Caso tal notícia seja verdadeira, uma vez que o pleito tornou-se público, não se justifica mais a imposição de um contraditório diferido, sendo de rigor a observância do art. 282 do CPP. Dessa forma, em prol do contraditório e da ampla defesa, requer-se a intimação dos peticionários, bem como a cópia do requerimento e das peças necessárias, para manifestação, consoante o texto legal mencionados”, pediu a defesa de Joesley Batista e Ricardo Saud, afirmando que os clientes estão dispostos a cumprir a lei.

Pierpaolo Cruz Bottini afirmou ainda que: “Caso haja qualquer dúvida sobre a intenção dos Peticionários em submeterem-se à lei penal, ambos desde já deixam à disposição seus passaportes, aproveitando para informar que se colocam à disposição para comparecerem a todos os atos processuais para prestar esclarecimentos, da mesma forma com que têm colaborado com a Justiça até o presente momento”.

Se o ministro Fachin acatar o pedido de Janot, o acordo de delação premiada firmado entre a J&F e a PGR, que previa imunidade ao empresário e seu executivo, perde validade. Essa possibilidade é prevista no acordo: ele deixa de valer se o colaborador mentir, omitir, sonegar ou destruir provas.

Já as provas apresentadas devem continuar de pé. É assim que pensam ao menos três ministros do STF.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.