Fechar
GP1

Sumaré - São Paulo

Aneel envia equipe para acompanhar trabalho de contenção de rejeitos em MG

A principal preocupação da autarquia é com os impactos do desastre na operação da hidrelétrica Retiro Baixo, localizada no rio Paraopeba.

Uma equipe da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chega em Brumadinho (MG) neste sábado para acompanhar de perto o trabalho de contenção de rejeitos da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, que se rompeu nesta sexta-feira, 25. A principal preocupação da autarquia é com os impactos do desastre na operação da hidrelétrica Retiro Baixo, localizada no rio Paraopeba.

A usina deverá reter rejeitos oriundos da barragem. A empresa responsável pela hidrelétrica, a Retiro Baixo Energética, uma sociedade de propósito específico (SPE) formada por Furnas (49%), Cemig (49,9%) e Orteng (1,1%), informou já ter tomado as primeiras providências para conter a lama, com a interrupção da operação da usina, a realização de testes de vertedouro e fechamento das tomadas de água para preservar os equipamentos. Declarou, também, que está em contato com as autoridades competentes para avaliar os reflexos causados pelo deslocamento da lama e tomar novas providências.

A hidrelétrica, localizada na região dos municípios mineiros de Pompéu e Curvelo, tem potência outorgada de 82 MW e possui um reservatório tem volume de 240 hectômetros cúbicos.

A Aneel informou que fiscalizou a barragem de Retiro Baixo no ano passado e atestou condições de segurança adequadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bombeiros confirmam nove mortos na tragédia de Brumadinho

Vale divulga lista de nomes de funcionários desaparecidos em MG

Bolsonaro sobrevoa área atingida por rompimento de barragem em MG

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.