Fechar
GP1

Brasil

STF deve julgar pedido de progressão do regime de Geddel Vieira

Além do pedido de progressão do regime de Geddel, o STF deve julgar ainda após o retorno do recesso, a tarifa do cheque especial e o caso Porta dos Fundos.

Após dois meses de recesso o Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar nesta semana a análise de processos que não foram decididos durante os meses de dezembro e janeiro, como o pedido de progressão do regime do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Durante o recesso, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli e o vice-presidente Luiz Fux alteraram no plantão, julgando somente os processos que foram julgados urgentes. Os demais retornam para os relatores originais.

  • Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoGeddel Vieira LimaGeddel Vieira Lima

O relator do pedido de progressão de regime para o semiaberto do ex-ministro Geddel Vieira Lima tem como relator o ministro do STF Edson Fachin. Geddel foi condenado em outubro de 2019 a 14 anos e 10 meses de cadeia pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Atualmente cumpre pena em Salvador, na Bahia e argumenta que já cumpriu tempo suficiente para poder trabalhar fora da prisão.

  • Foto: Divulgação/Polícia FederalDinheiro encontrado em apartamento que seria utilizado por GeddelDinheiro encontrado em apartamento que seria utilizado por Geddel

Tarifa do cheque especial

Em janeiro deste ano o Banco Central emitiu uma resolução permitindo a cobrança de tarifa de 0,25% sobre cheque especial de quem não usa o limite. A regra foi contestada pela Justiça Federal do Distrito Federal e no Supremo. O relator é o ministro Gilmar Mendes.

Porta dos Fundos

Ao retornar do recesso, o STF deve julgar também o caso Porta dos Fundos sobre o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo”. A Justiça do Rio de Janeiro atendeu a um pedido de uma associação católica e suspendeu o vídeo, que em seguida foi reconsiderado. Atualmente a Netflix está autorizada a exibir o filme.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Geddel Vieira Lima é preso pela PF na Operação Cui Bono

Juro médio do rotativo do cartão e cheque especial voltam a subir

Dias Toffoli derruba censura contra Porta dos Fundos e Netflix

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.