Fechar
GP1

Brasil

Câmara aprova MP que obriga cartórios a oferecerem serviços na internet

O texto também prevê que os cartórios deverão aceitar cartões de crédito e débito como meio de pagamento.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (05), por 259 a 64, Medida Provisória que obriga cartórios de registros a digitalizarem o próprio acervo e oferecerem serviços pela internet. O texto agora vai para o Senado.

Segundo a revista Oeste, a proposta é que os serviços pela internet comecem em 2023, já o prazo para digitalização do acervo ainda deve ser definido. A Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem força de lei, no entanto, precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se consolidar.

O texto também prevê que os cartórios deverão aceitar cartões de crédito e débito como forma de pagamento.

De acordo com a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, a MP visa agilizar a vida de pessoas e empresas que, atualmente, são obrigadas comparecerem presencialmente ou enviarem representantes legais para atendimentos nos mais de 13 mil cartórios existentes no país.

A Medida Provisória cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP), que vai digitalizar atos e procedimentos dos serviços cartorários para a população acessar tudo pela internet.

Reconhecimento de firma

A partir de janeiro de 2024, vai ser dispensado o reconhecimento de firma para o registro de títulos e documentos, ficando sob responsabilidade do apresentante a autenticidade das assinaturas que vierem a constar em documento particular.

A mudança envolve os mais diversos tipos de títulos, como contratos de compra e venda em prestações; instrumentos de cessão de direitos e de créditos; quitações, recibos e contratos de compra e venda de automóveis, e outros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.