Fechar
GP1

Brasil

Governo Lula expulsa embaixadora da Nicarágua do Brasil

Decisão foi tomada durante uma reunião entre Lula e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou nesta quinta-feira (8) a expulsão do embaixador do Brasil na Nicarágua, Breno Souza da Costa. Em resposta, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu, pelo princípio da reciprocidade, expulsar a embaixadora da Nicarágua do Brasil, Fulvia Patricia Castro Matu. A decisão foi tomada durante uma reunião entre Lula e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na manhã desta quinta-feira.

Breno da Costa já deixou a Nicarágua, enquanto Fulvia Matu saiu do Brasil na madrugada desta quinta-feira. A informação inicial sobre a expulsão de Breno da Costa foi divulgada pela imprensa nicaraguense na quarta-feira (7), com base em fontes diplomáticas do país. A embaixada da Nicarágua em Brasília confirmou a saída de sua representante.

As relações entre Brasil e Nicarágua vinham se deteriorando há algumas semanas, após a embaixada brasileira não enviar representantes às celebrações oficiais pelos 45 anos da Revolução Sandinista, realizadas em Manágua em 19 de julho. A ausência brasileira no evento, segundo a imprensa nicaraguense, motivou a decisão de expulsão, vista como retaliação pelo governo de Daniel Ortega, ex-guerrilheiro do movimento sandinista.

Questionado sobre o episódio, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo brasileiro não considera que houve erro por parte do embaixador em não comparecer às celebrações. “Nenhum embaixador em país nenhum é obrigado a estar presente em eventos”, disse Costa.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.