A Agência Espacial Indiana iniciou uma missão neste sábado (02) para estudar o Sol. Segundo cientistas, um satélite foi lançado com objetivo de observar os ventos solares. A ação ocorre dias depois de uma espaçonave da Índia fazer o primeiro pouso na Lua, tornando o país o quarto a chegar em solo lunar.

Com o envio da primeira sonda solar do país, os pesquisadores indianos pretendem entender melhor o funcionamento e os efeitos da radiação solar nos milhares de satélites que se encontram na órbita da Terra, além dos efeitos do astro nos padrões climáticos do planeta.

Foto: Divulgação/Agência Espacial Indiana
Lançamento do foguete Aditya-L1

A missão, batizada como Aditya-L1, projetou que o satélite lançado deve viajar cerca de 1,5 milhão de quilômetros, o que pode durar cerca de quatro meses. Após percorrer essa distância, a sonda chegará a uma espécie de “estacionamento do espaço”, onde os objetos param devido ao equilíbrio das forças gravitacionais.

No dia 23 de agosto, um robô indiano pousou pela primeira vez no satélite natural da Terra. A área de pouso fica localizada no lado escuro lunar, região até então inexplorada. A partir daí, cientistas indianos conseguiram comprovar a presença de oxigênio, enxofre, alumínio, ferro, cromo, cálcio, manganês e titânio na Lua.