Fechar
GP1

A dádiva como maldição e a maldição como dádiva ou o Princípio Junguiano dos Opostos e a busca do Si



Imagem: DivulgaçãoA dádiva como maldição e a maldição como dádiva; ou O Princípio junguiano dos Opostos e a busca do Si-mesmo(Imagem:Divulgação)A dádiva como maldição e a maldição como dádiva; ou O Princípio junguiano dos Opostos e a busca do Si-mesmo

A primeira vez que atendi Morgana, pareceu-me que ela carregava os problemas do mundo nos seus ombros. Contou-me que tinha 40 anos, entretanto seu rosto entristecido e com profundas marcas de expressão apontava para uma idade emocional muito superior. Apesar das suas feições guardarem reminiscências da sua beleza dos seus anos dourados, a sua fraca energia e a postura insegura perante a vida aumentavam mais ainda os seus sinais externos de tristeza.

Contou-me que outrora fora uma mulher muito bonita e desejada e sempre tivera os homens aos seus pés. Bem jovem já era destaque nas passarelas e revistas de moda. Sua irresistível beleza e encantamento trouxeram a ela uma sensação de poder absoluto e infalibilidade. Assim, começara sua vida profissional de modelo muito cedo. Seu sucesso, em idade tão precoce, também lhe apresentou o mundo dos vícios e da futilidade. Cedo ela já não controlava mais o vício em drogas e sua compulsão perdulária em compras. Chegou vertiginosamente ao fundo do poço.

Não tinha nem 25 anos e já perdera tudo o que ganhara, incluindo a sua saúde e beleza. Passou por várias clínicas de reabilitação durante quase quinze anos e somente agora conseguia retomar um pouco do controle sobre a sua vida.

Em verdade, Morgana, por não conseguir lidar bem com a sua dádiva, a transformou em maldição. Entretanto, esta mesma maldição que tanto a fez sofrer, abria as portas para o encontro com a sua verdadeira natureza e o resgate do Si-mesmo.

José Anastácio de Sousa Aguiar

*nomes, sexos e alguns detalhes foram alterados para proteger a identidade dos pacientes.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.