Fechar
GP1
Conta a lenda que um jovem noviço chegou ao monastério e lhe deram a tarefa de ajudar a transcrever os antigos cânones e regras da Igreja. Ao iniciar suas atividades, ele se surpreendeu ao ver que os outros monges faziam seu trabalho a partir de cópias e não dos manuscritos originais.

Intrigado, foi falar com o abade e explicou que, se alguém cometesse um erro na primeira cópia, esse erro se propagaria em todas as cópias posteriores. O abade lhe respondeu que há séculos copiavam da cópia anterior, mas que achava bem procedente a observação do noviço.

Na manhã seguinte o abade desceu até as profundezas da caverna, no porão do monastério, onde eram conservados os manuscritos e pergaminhos originais, intocados há muitos séculos.
Imagem: ReproduçãoMosteiro da Batalha(Imagem:Reprodução)Mosteiro da Batalha
Passou-se a manhã, a tarde e a noite sem que o abade desse sinal de vida. Preocupado, o jovem noviço resolveu descer e verificar o que estava acontecendo. Encontrou o abade completamente descontrolado, com as vestes rasgadas, batendo a cabeça ensangüentada nos veneráveis muros do monastério.

Espantado, o jovem monge perguntou: “Abade, o que aconteceu?” Após alguns segundos de insondável silêncio, ouviu-se: “Aaaahhhhhhh. CARIDADE!!!!! CARIDADE!!!!!! Eram votos da CARIDADE que tínhamos que fazer, e não de CASTIDADE!!!!!

Moral da história: você, leitor, decide!

Boa sorte a (nós) todos.

Eusébio/CE, 14 de maio de 2011.

José Anastácio de Sousa Aguiar

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.