Fechar
GP1
A inveja tem sido considerada como o segundo pior e mais predominante pecado capital. É tido como tendo a característica única de ser o vício que seus perpetradores nunca apreciam e raramente confessam. Também considerada como o mais triste dos hábitos, a inveja gera um paradoxo na medida em que é entendida como essencial para o desenvolvimento da economia moderna, posto que pode ser considerada como a chave de toda propaganda e a força poderosa que impulsiona a economia.

Um dos exemplos mais marcantes dos efeitos da inveja no contexto bíblico é a história de Caim e Abel, retratada em Gênesis 4. Ambos são filhos de Adão e Eva. O mais velho é lavrador da terra e o caçula, pastor de ovelhas. Os dois ofereceram oferendas fruto de seu trabalho a Deus, que recusou a oferenda de Caim e aceitou a de Abel. Tomado de inveja, Caim convida seu irmão para ir ao campo e o mata.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPitágoras(Imagem:Reprodução)Pitágoras
Já no contexto histórico-filosófico um contundente exemplo da inveja são os fatos que envolvem a destruição da Escola Pitagórica. Pitágoras talvez seja um dos maiores nomes da Antiguidade. Além de filósofo, era músico, cientista e astrônomo, porém seus feitos mais conhecidos estão no campo da matemática, em especial o famoso teorema que leva o seu nome (a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa).

Pitágoras teria percorrido por 30 anos o Egito, a Babilônia, a Síria e a Fenícia e possivelmente a Índia e a Pérsia, adquirindo conhecimentos sobre astronomia, matemática, ciências, misticismo e religião. Ao retornar à sua cidade natal (Samos), indispôs-se com o tirano local e emigrou para a ilha de Crotona, no sul da Itália, fundando a Escola Pitagórica, que pode ser considerada a primeira universidade da história da humanidade.

A sua escola era um misto de irmandade religiosa e intelectual, abordando temas ecléticos que variavam da matemática ao misticismo, da música à lealdade comunitária, do ensino da metempsicose à proibição de beber vinho e comer carne. Os alunos eram submetidos a testes de iniciação e poucos eram admitidos. Pois bem, um dos não admitidos dedicou-se a realizar propaganda com o escopo de destruir tanto Pitágoras como a sua escola. Algum tempo depois, a Escola Pitagórica foi destruída por uma turba ensandecida e o seu mestre assassinado.

Talvez um dos principais méritos de Pitágoras tenha sido sistematizar um código de conduta moral e ensiná-lo com o fito da elevação espiritual do ser humano. Por fim, como uma mensagem ao seu assassino, asseverava: “Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste em cometê-las”.

São Tomás de Aquino asseverava que a inveja é: "A tristeza do bem alheio enquanto se considera como mal próprio, porque diminui a própria glória ou excelência".

Boa sorte a (nós) todos.
Natal/RN, 20 de março de 2012.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.