Fechar
GP1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAbsalão(Imagem:Reprodução)Absalão
Absalão, um personagem não tão conhecido da história, era o terceiro filho do rei Davi com Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur, e teria nascido por volta do ano 1.000 a.C. Absalão é citado pelo Velho Testamento algumas vezes, em especial quando da narração dos episódios referentes à tentativa de Absalão de destituir o pai do poder no reino de Israel.

Dentre as características de Absalão, a Bíblia destaca a admiração que se tinha por sua beleza, em especial a sua cabeleira, tida como a mais bela de todo o reino. Além da frondosa cabeleira, Absalão também nutria o desejo de assumir o trono de seu pai. Sendo o terceiro na sucessão e sabedor que não era o filho preferido, Absalão tramou a tomada do trono e enfrentou Davi na batalha dos bosques de Efraim.

Na referida batalha, destacou-se Joabe, o chefe das tropas leais a Davi, que atraiu as tropas inimigas para o interior dos bosques, para então cercá-las e destruí-las. Sentindo que o combate estava perdido, Absalão tenta escapar por entre os bosques, entretanto em razão de sua longa cabeleira, ele fica preso, suspenso no ar, aos galhos de um carvalho (2 Samuel 18:9). Em que pese Davi tenha dado ordem para que não o matassem, Joabe transpassou com três dados o coração de Absalão.

Destaco o estóico Marco Aurélio (in Meditações): “Com certeza, a abundância é uma perigosa impostora, que te ilude precisamente quando julgas dedicar-te ao que é digno de teu zelo.”

Boa sorte a (nós) todos.

Eusébio/CE, 05 de abril de 2011.

José Anastácio de Sousa Aguiar

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.