Fechar
Colunista Jacinto Teles
GP1

Adonias Fábio diz que não houve fraude nas eleições do Sinpoljuspi


O presidente da comissão eleitoral do Sinpoljuspi, Adonias Fábio Macedo, encaminhou a este blog na manhã deste sábado (16), direito de resposta referente a matéria intitulada “Oposição denuncia fraude e pede anulação da eleição do Sinpoljuspi”.

Na nota, Adonias afirma que não houve irregularidades nas eleições para a diretoria executiva e o conselho fiscal do Sinpoljuspi. De acordo com ele, as decisões da comissão eleitoral foram tomadas em comum acordo entre as chapas com “objetivo de zelar pela transparência do processo eleitoral e garantir as condições para a votação do máximo de filiados”.

O presidente ainda acrescentou que todo o processo eleitoral foi acompanhado por fiscais de ambas as chapas. Ele ainda lamentou as críticas da oposição e disse que tudo foi realizado seguindo as normas do Estatuto da Entidade Sindical.

Eleições

As eleições para a diretoria executiva e o conselho fiscal do Sinpoljuspi para o triênio 2018/2021 ocorreram nesse último dia 11 de junho em Teresina, Altos, Campo Maior, Picos, Oeiras, Parnaíba, Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato. A chapa apontada como vencedora é composta em maioria pelos atuais dirigentes do Sindicato, tais como: José Roberto, Vilobaldo Carvalho e Kleiton Holanda, o último na condição de presidente.

Integrantes da Chapa 2 denominada de Mudar para Avançar - O Sinpoljuspi em Primeiro Lugar, bem como da Chapa B para o conselho fiscal denominada Compromisso e Transparência, reclamam do que já denominaram de "escândalo dos votos em separado" que asseguram ter maculado e viciado o processo eleitoral, que favoreceu a Chapa 1 denominada de: O Sinpoljuspi é de luta. Retroceder Jamais.

Veja a nota na íntegra

Presidente da Comissão Eleitoral, eleita democraticamente para conduzir o processo eleitoral de escolha da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do SINPOLJUSPI para o triênio 2018/2021, ao tempo em que repudia, por meio da presente nota, as acusações injustas, desarrazoadas e agressivas de que ocorreu fraude no processo eleitoral, apresenta os seguintes esclarecimentos:

1. A Comissão Eleitoral reuniu com ambas as Chapas inscritas no processo eleitoral em diversos momentos, sendo que as decisões relacionadas a urnas itinerantes, filiados aptos a votar, voto em separado, lista de eleitores por urna, conferência e lacre das urnas foram tomadas em comum acordo entre as Chapas, que participaram ativamente na fiscalização do processo eleitoral.
2. As decisões da Comissão Eleitoral, tomadas, inclusive em comum acordo com as chapas inscritas, tiveram como objetivo zelar pela transparência do processo eleitoral e garantir as condições para a votação do máximo de filiados, sendo isso comprovado pelo alto índice de comparecimento (aproximadamente 80%) e a incontestável lisura ocorrida durante a votação e apuração dos votos com a presença de representantes das Chapas, que não registraram reclamações perante a Comissão Eleitoral.

3. Na qualidade de Presidente e Secretária da Comissão Eleitoral lamentamos as acusações injustas, agressivas e difamatórias, uma vez que a votação transcorreu normalmente, sendo acompanhada por fiscais das próprias Chapas inscritas, que não relataram anormalidades durante o processo de votação e em relação aos votos em separado foram adotados os mesmos procedimentos já realizados em outros pleitos da Entidade Sindical, para evitar duplicidade de votação, sendo que ao não constar o nome do filiado na lista específica da urna de sua lotação, mas contendo na lista geral, o voto foi tomado em separado para evitar duplicidade na votação, assim como os mais de quarenta novos filiados, que por se filiarem no período de 11/05/2018 a 05/06/2018 e seus nomes não constarem na lista da ATI por questões operacionais foram considerados aptos a votar, em consonância com o Estatuto Sindical e mediante comum acordo entre as Chapas.

4. Cumpre-nos destacar que a apuração dos votos foi acompanhada pelos representantes das Chapas, sendo que em nenhum momento houve a identificação dos votos em separado, uma vez que após conferidas as listas para verificar sobre a ocorrência, ou não, de duplicidade na votação, tais votos eram misturados aos demais, inclusive com a concordância dos representantes das Chapas presentes na apuração, seguindo os mesmos procedimentos de apuração de pleitos anteriores.

5. A Comissão Eleitoral seguiu as normas do Estatuto da Entidade Sindical e ainda foi além disso dando voz aos candidatos de todas as Chapas para a tomada de decisões conjuntas. Por isso, recebeu com estranheza o requerimento de impugnação da eleição, o qual deverá ser apreciado de acordo com o Estatuto Sindical. Porém não poderia deixar de repudiar a acusação de fraude, uma vez que esta atinge a todos os membros da Comissão Eleitoral e aos próprios filiados ao SINPOLJUSPI, que testemunharam a lisura do processo de votação e os membros das Chapas, que participaram ativamente da fiscalização de todo o processo eleitoral.

ADONIAS FÁBIO MACEDO - Presidente da Comissão Eleitoral.
ANDREA SINIBU - Secretária da Comissão Eleitoral

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.