Fechar
GP1

Atlântida e o Povo Hebreu Ou o Fim e o Recomeço


Imagem: ReproduçãoAtlântida(Imagem:Reprodução)Atlântida
As lendas (ou histórias) de Atlântida foram relatadas pelo filósofo grego Platão em dois de seus diálogos (Timeu e Crítias). Segundo ele, uma lendária ilha ou continente localizada “na frente das colunas de Hércules” teria sido habitada por uma civilização rica e poderosa e que no auge da sua existência teria afundado no oceano em um único dia e noite de infortúnio.

Pois bem, recentes estudos arqueológicos apontam que a citada ilha seria o arquipélago vulcânico conhecido hoje como Santorini ou Thera, localizada ao sul da Grécia, no Mar Egeu. As pesquisas apontam que por volta do ano 1.650 a.C. teria havido uma das maiores erupções vulcânicas da história da humanidade que destruiu totalmente a região, inclusive uma cidade situada nas proximidades e seu povo.
Imagem: ReproduçãoA travessia de Moisés(Imagem:Reprodução)A travessia de Moisés
A toda evidência, as citadas erupções e os tsunamis decorrentes teriam sido tão devastadores que teria mudado o clima de regiões a três mil quilômetros de distância. Muito mais perto, no norte do Egito deslocava-se um povo em fuga do faraó e em busca da terra prometida. Um mar (dos juncos), entretanto, impedia o prosseguimento da jornada. Coincidentemente ou não a água teria recuado por alguns minutos – evento típico que antecede a chegada das famosas ondas gigantes – para depois engolir as tropas perseguidoras. O fim de uma civilização permitindo o recomeço de outra.

Destaco um antigo provérbio afegão: “Se estais com Deus, para que pressa; se não estais com Deus, para que pressa.”

Boa sorte a (nós) todos.

Natal/RN, 27 de junho de 2011.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.