Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Áudio: Câmara não votou decretos que permitiram candidatura de Dó Bacelar


Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí precisam ouvir a gravação ambiental na qual o presidente da Câmara Municipal de Porto/PI, João Elton assume que editou e publicou decretos legislativos na tentativa de salvar a candidatura do prefeito Dó Bacelar (PP), sem que tenha havido sessão de apreciação e aprovação dos documentos.

A fraude foi arquitetada no alvorecer da campanha eleitoral, antes do registro das candidaturas, visando induzir a Justiça Eleitoral a erro.

O processo está apto a ser julgado pela Corte Eleitoral e o Ministério Público opina pelo provimento do recurso para que seja reformada a decisão que deferiu a candidatura, já que foi restabelecida a inelegibilidade de Dó Bacelar.

Ouça o áudio:

Entenda o caso

Dó Bacelar teve as contas julgadas e rejeitadas pela Câmara Municipal referentes aos exercícios financeiros de 2009, 2010, 2011 e 2012, no entanto, foram editados os Decretos Legislativos nº 001/2020 e nº 002/2020, pela Mesa Diretora, sem serem submetidos a qualquer votação plenária e sem observar qualquer regra regimental aplicável à espécie, revogando os Decretos nº 003/2014, 007/2015, 002/2016 e 003/2016, e, assim, afastando a sua inelegibilidade.

Os decretos editados sem serem submetidos à votação pelo plenário foram suspensos através de mandado de segurança pelo juízo da Comarca de Porto/PI. A decisão foi suspensa através de liminar dada em Agravo de Instrumento no Tribunal de Justiça.

No dia 17 de novembro, o desembargador Paes Landim proferiu decisão restabelecendo os efeitos dos decretos que rejeitaram as contas de Dó Bacelar. Segundo a decisão, “está-se diante da esdrúxula situação em que os Decretos Legislativos impugnados, editados única e exclusivamente por três membros da Câmara Municipal, sem observância de quaisquer das normas procedimentais e regimentais, revogaram outros quatro Decretos Legislativos – esses, sim, elaborados em consonância às regras procedimentais e regimentais.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Procurador é favorável a impugnação da candidatura de Dó Bacelar

Dó Bacelar pode ter registro da candidatura cassado e votos anulados

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.