Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

CASO FERNANDA LAGES: Presença de Cabelouro na Cico mostra que polícia suspeita de Jivago Castro


O ex-deputado pelo PMDB José Ribamar Pereira, o Cabelouro, que também foi prefeito de Barras, a terra de Fernanda Lages Veras, deixou às 17h20min de hoje as dependências da Comissão Investigadora do Crime Organizado afirmando que aconselhou sua sobrinha Pauliane a ter cuidado quando fosse prestar depoimento e não que escondesse alguma coisa. Ele também admitiu ter contribuido para a amiga íntima de Fernanda deixar Teresina e ir para Fortaleza mas para a casa de um irmão seu. "Ela foi inclusive fazer compras para a minha irmã, que é comerciante".

A presença de Cabelouro perante o delegado Paulo Nogueira indica que a polícia está investigando mesmo o engenheiro Jivago Castro.

Imagem: ReproduçãoCabelouro(Imagem:Reprodução)Cabelouro
O ex-deputado disse ter comprado as passagens da sobrinha para Fortaleza não para evitar que ela prestasse depoimento mas porque ela se encontrava muito nervosa. Cabelouro negou ter sido procurado por qualquer pessoa da família do engenheiro Jivago Castro para interferir nas declarações de sua sobrinha. O ex-deputado explicou que a passagem para Fortaleza custa apenas 160 reais e pagou de três vezes.

Indícios

A presença de Cabelouro na Cico para esclarecer denúncia de que ele trabalhara para mudar o teor do depoimento da Sobrinha, foi entendida como uma decisão da Polícia de investigar o engenheiro Jivago Castro, proprietário da Vanguarda Engenharia, a construtora responsável pelas obras de fundação do Tribunal Regional do Trabalho, que fica vizinha ao prédio em acabamento do Ministério Público Federal.

Imagem: ReproduçãoJivago Castro(Imagem:Reprodução)Jivago Castro

Pauliane Pereira, a sobrinha de Cabelouro e amiga íntima de Fernanda, disse aos promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha ter reconhecido o engenheiro Jivago Castro, em fotografia publicada em jornal de Teresina, como o homem que tinha apanhado a amiga num carro comprido e escuro no mês de julho deste ano.

Pauliane contou aos promotores que no mês de julho um rapaz foi apanhar Fernanda ao volante desse automóvel e a amiga fez questão que ela descesse do apartamento para conhecer "meu paquera". Já tinha anoitecido. A garota cumprimentou o homem que estava no carro e Fernanda saiu com ele.

Imagem: Manuela Coelho do GP1Promotores de Justiça do Ministério Público Ubiracy Rocha e Eliardo Cabral.(Imagem:Manuela Coelho do GP1)Promotores de Justiça do Ministério Público Ubiracy Rocha e Eliardo Cabral.

Pauliane e seu irmão Raniel Pereira são sobrinhos de Cabelouro e moravam com Fernanda num pequeno condomínio da rua professor Pires Gayoso, no bairro São João, logo depois da churrascaria Residência. Quando Fernanda foi morar com eles, deixando a casa da tia, logo se tornou amiga de Pauliane, até porque as duas tinham uma diferença de idade de apenas dois anos. Fernanda, 19 e Pauliane, 17. As duas se tornaram confidentes e a estudante de direito revelava para a amiga os nomes de todos os seus "paqueras".

Certo dia disse a Pauliane que "estou podendo, pois estou com um paquerinha engenheiro". Na metade do mês de julho, segundo Pauliane contou para amigas e para o promotor Eliardo Cabral, um rapaz foi apanhar Fernanda no inicio da noite. A bela confidente de Pauliane pediu que ela descesse para conhecê-lo. A garota não queria mas Fernanda insistiu.

Imagem: ReproduçãoFernanda Lages Veras (Imagem:Reprodução)Fernanda Lages Veras
Fernanda apresentou a amiga ao "paquera".

Depois da morte de Fernanda e após uma entrevista do engenheiro Jivago Castro ao repórter Elivaldo Barbosa, da TV  Cidade Verde, e de ver uma fotografia publicada em jornal de Teresina, Pauliane espantou-se e gritou para sua mãe, que estava no ambiente: "mamãe ...é ele".

Os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha souberam do acontecido e pediram para ouvir Pauliane, que foi acompanhada da mãe à sede da Cico. Lá contou a história e revelou ter sido procurada pelo tio José Ribamar Pereira, que a recomendara cuidado com o que ia dizer.

O promotor Eliardo Cabral, um dia depois desse depoimento de Pauliane, disse a este repórter ter tomado conhecimento de que o ex-deputado estava tentando convencer a sobrinha a fazer uma viagem a Fortaleza. Eliardo também me disse que durante o depoimento da amiga íntima de Fernanda, ela recebeu, pelo celular, uma ligação do tio mas deu uma desculpa.

Segundo ainda revelação do promotor a este repórter naquela ocasião, para chegar a Teresina e prestar declarações perante os promotores, Pauliane teve que fazer uma verdadeira operação para não ser interceptada

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.