Conheça quais calçados são os vilões e os heróis dos pés

Está enganado quem pensa que os piores calçados são os saltos altos femininos. Segundo ranking divulgado pela AssociaçãoAmericana de Podólogos, os verdadeiros vilões dos pés não são os saltos, mas sim os queridinhos dos brasileiros: os chinelos.

Segundo o podólogo americano que coordenou o estudo, Andrew Shapiro: “Os melhores sapatos são aqueles que dão apoio ao calcanhar, não comprimem os dedos e têm cadarços ou tiras que seguram o calçado no lugar”.

Shapiro afirma ainda que o problema não são os chinelos, mas sim o seu uso constante. “Chinelos são para a praia ou para a piscina, não para longas caminhadas ou para serem usados o dia inteiro. Eles deixam o pé solto, não oferecem suporte ao calcanhar e ainda forçam o joelho”.

O uso prolongado aumenta o risco de dores na lombar, tendinite e fascite plantar, uma dor intensa na sola dos pés. Como não protegem a região, também aumentam o risco de dedos quebrados, torções, bolhas e arranhões.

As rasteirinhas, saltos agulha, sapatos de bico fino e sapatilhas também figuram na lista como vilões dos pés.

Os heróis dos pés

Os homens são conhecidos por não se importar tanto assim com os sapatos e parece que saíram ganhando nesse quesito. Um dos heróis dos pés são os sapatos de couro legítimo, que continuam sendo os mais procurados, segundo o especialista Carlos Rego, que é gerente de duas lojas nos shoppings de Teresina especializadas em calçados de couro masculinos.

Ele esclarece porque os sapatos de couro são campeões de vendas: “Homens são práticos e gostam de produtos de qualidade. O couro legítimo é o melhor tipo de material para fazer calçados, mochilas, pastas e cintos por trazer mais durabilidade e conforto”, explica. “Na Sergio’s, eles são os preferidos do público tanto para uso próprio quanto para presentear”, conta.

Confira abaixo 3 motivos para escolher sapatos de couro:

PERMITE A TRANSPIRAÇÃO DOS PÉS

O calçado em couro legítimo, por ter fibras naturais, facilita a respiração dos pés. Esse processo e a temperatura dos membros inferiores é imprescindível, especialmente por dois grandes motivos: primeiro, quando o suor não evapora, bactérias o decompõem, causando o mau cheiro ou o famoso chulé e, segundo, se o suor não evapora, o pé fica úmido e quente, fazendo com que os fungos se proliferem, aparecendo as frieiras, principalmente entre os dedos.

DURABILIDADE

Um dos principais motivos para fazer calçados em couro legítimo é a sua durabilidade. Ele é mais firme, durável e maleável, o que o torna um material ideal para a fabricação de calçados. O calçado tende a durar muito mais que aqueles feitos de outros materiais.

MACIEZ

O couro legítimo é mais macio e flexível, ao contrário dos sintéticos, que são feitos de materiais não porosos e químicos. Portanto, muitas vezes, são mais rígidos que os naturais. Os materiais em couro legítimo são únicos para completar o seu look, destacando-o como um material inigualável. Além disso, proporcionam conforto e elegância.

MRV

A MRV Engenharia foi aprovada pelo segundo ano consecutivo para integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. As empresas listadas no ISE são reconhecidas por sua governança corporativa, boas práticas ambientais e sociais, sustentabilidade do negócio e produtos. A carteira que compõe o novo índice passa a vigorar em 08 de janeiro de 2018 e vai até no dia 04 de janeiro de 2019.

Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

Ricardo Moura Fé é jornalista. Noticias sobre economia & negócios. Contato: (86) 9976- 6945

Arquivo

    VEJA MAIS