Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Covid-19: tratamento precoce salva vidas! Saiba por que tem gente morrendo


A pandemia do novo coronavírus veio para mostrar que a falta de informação muitas vezes é mais danosa do que a própria covid-19. Para frear as mortes e o aumento dos casos, as secretarias de saúde estaduais e municipais precisam tomar as rédeas da situação de forma urgente.

A desinformação e a falta da medicação são as principais vilãs da população no combate ao vírus. Muitas são as denúncias de cidadãos que buscaram uma unidade de saúde com sintomas da covid-19 e foram mandados para casa, na maioria das vezes, com a prescrição apenas de uma dipirona.

Para que o teste rápido da covid-19 seja feito, segundo protocolo do Ministério da Saúde, é necessário aguardar o oitavo dia dos sintomas. Estando em casa, sem medicação e sem as orientações necessárias, 8 dias é tempo suficiente para agravar o quadro de saúde do paciente. Em casos mais críticos a pessoa pode sentir falta de ar e há situações em que a evolução do problema é tão abrupta, que pode matá-la repentinamente, sem que tenha a oportunidade de ter um tratamento justo, com medicações e maiores cuidados.

  • Foto: Cadu Rolim/Foto Arena/Estadão ConteúdoHidroxicloroquinaMedicamentos vem salvando vidas

Em outros casos, mesmo depois da doença comprovada, os médicos também mandam os pacientes para casa, onde devem aguardar o aparecimento de sintomas mais fortes para então voltarem a unidade de saúde para receberem a prescrição de algum medicamento. A orientação destes médicos é somente: “fique isolado!”.

Ainda não existe vacina para combater o novo coronavírus, então é preciso trabalhar com as armas que temos nas mãos! E o que temos neste momento são os medicamentos que vem salvado vidas: Hidroxicloroquina, Azitromicina e Ivermectina. Dito isso, faço questão de frisar: a forma mais eficaz de tratar a covid-19 é a utilização destes remédios, ainda nos primeiros sintomas da doença.

Em conversa com um médico que está atuando na linha de frente de combate à covid-19, o signatário deste blog confirmou que o protocolo de tratamento que deve ser utilizado é Azitromicina combinada com Hidroxicloroquina ou com Ivermectina.

Os governadores e prefeitos têm o dever de agir com responsabilidade para informar e orientar a população sobre a prevenção e o tratamento da covid-19. Esses medicamentos devem ser disponibilizados na rede municipal e estadual de saúde para tratar a doença ainda no estágio inicial e, como consequência, as UTIs serão esvaziadas, haverá redução no número de mortes e será evitado o tão falado “colapso” no sistema de Saúde.

Portanto, decretar lockdown, fechar comércio, aterrorizar e desinformar a população não vai combater a covid-19. Informar, prevenir, tratar com os medicamentos que vem salvando vidas é o mínimo que deve ser feito pelas autoridades competentes. Caso contrário, governadores e prefeitos deverão ser responsabilizados civil e criminalmente pelas vidas perdidas.

PS: Não se automedique, procure atendimento médico nos primeiros sintomas (febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, dificuldade de respirar ou falta de ar).

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.