Fechar
Colunista Jacinto Teles
GP1

Curso de tiro que começaria segunda no Sistema Prisional é suspenso


O secretário de Justiça Daniel Oliveira Valente, expediu portaria nessa sexta-feira para suspender o curso de tiro destinado a mais de 400 agentes penitenciários do Estado, que seria realizado a partir desta segunda-feira (13), os quais poderão ser habilitados a receber pistola .40 quando da realização do curso em referência, para uso de defessa pessoal e institucional.

O curso havia sido autorizado a ser realizado pela Academia de Formação Penitenciária do Estado do Piauí (Acadepen) em Teresina, no interior e litoral do Estado. Quando realizado, o curso na capital contará com o apoio da Academia de Polícia Civil por meio do seu estande de tiro, a exemplo do curso de aperfeiçoamento em serviços penais, cujas aulas práticas ocorreram na Acadepol.

  • Foto: DivulgaçãoSecretário de Justiça interino, Carlos Edilson SousaCarlos Edilson Sousa presidente da Comissão

O secretário de Justiça Daniel Oliveira suspendeu o curso após receber sugestão da Comissão por ele nomeada, com a responsabilidade de conduzir o processo de seleção dos instrutores/professores e demais profissionais que atuarão no evento. A comissão é presidida por Carlos Edilson Rodrigues Barbosa de Sousa, tem ainda como membros, Teresa Maria Nunes Sousa e Estefan Coelho Silva.

A comissão chegou a essa conclusão após constatar que, os profissionais da área de segurança pública e prisional que requereram inscrições no certame para as vagas de instrutor, não apresentaram documentos de identidade e de posse que comprovassem em caso de empate, “maior idade e maior experiência profissional”, exigências legais constantes da Portaria/GSJ nº 447/2017, publicada regularmente no Diário Oficial do Estado do Piauí.

A fonte de custeio do curso de tiro é do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e tem o objetivo de aperfeiçoar os agentes penitenciários em armamento e tiro, voltado principalmente para o uso adequado de pistola .40, abordando teoria e prática de tiro.

A Secretaria de Justiça do Piauí é a única no País que conseguiu, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) repassados neste ano de 2017, licitar e adquirir mil pistolas .40 para os profissionais do Sistema Prisional responsáveis pela execução da pena privativa de liberdade.

A retomada do calendário para a realização do curso, está condicionada à decisão da administração superior da secretaria de Justiça, que suspendeu o evento por motivo de conveniência e oportunidade, conforme consta como parte dos fundamentos do documento assinado por Daniel Oliveira titular da Sejus.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.