Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Delegado Paulo Nogueira admite abandonar investigação sobre a morte de Fernanda Lages


Contrariado com as suspeições que têm sido levantadas em torno do seu trabalho à frente do inquérito sobre a morte da estudante de direito Fernanda Lages Veras pelos promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, o delegado Paulo Nogueira anunciou  que vai reagir a toda insinuação sobre a lisura das investigações, parta de onde partir, e admitiu sair do caso imediatamente.

Conversei com o delegado Paulo Nogueira pessoalmente entre às 7 e 8 horas da manhã de ontem ( 11 ) nas imediações do prédio em que Fernanda foi morta, na zona leste de Teresina quando ele disse estar otimista quanto ao resultado do trabalho mas ja demonstrava alguma contrariedade com  comentários anteriores feitos pelos promotores.

Depois dessa diligência o delegado se dirigiu para a Comissão Investigadora do Crime Organizado ( Cico ) quando tomou conhecimento de declarações atribuidas ao promotor  Eliardo Cabral segundo as quais o delegado Mamede Rodrigues teve um dia para investigar e Paulo Nogueira 45 dias para encobrir.

Paulo Nogueira afirma que o inquérito sempre esteve aberto aos promotores mas estes nunca o folhearam para saber as providências que efetivamente tem tomado juntamente com sua equipe.O delegado disse que extrapolou o seu limite de ser vítima de injustiças, não suporta que tentem destruir a sua conduta tambpouco a da instituição de que faz parte.

Os promotores


Contando com a ajuda de informantes que têm se apresentado sob a promessa de que terão seus nomes resguardados e até de policiais civis e militares, os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha têm trabalhado uma linha de investigação que objetiva desmontar  álibis apresentados publicamente e à polícia por alguns investigados em torno da morte da estudante Fernanda Lages Veras, de l9 anos, ocorrida no dia 25 de agosto deste ano.Cabral e Rocha esperam resultados de levantamentos junto a companhias aéreas que operam em Teresina para tomar a iniciativa de ouvir pessoas que poderiam estar viajando no dia em que disseram estar em Teresina.

Procurado por este repórter o promotor Eliardo Cabral pediu desculpas pelo fato de não poder fornecer detalhes da investigação que ele e seu colega Ubiraci estão seguindo.Num levantamento paralelo o GP1 apurou que os dois estão bastante interessados em saber quando duas pessoas residentes em Teresina viajaram ao Sudeste, quantos dias permaneceram naquela região e quando voltaram.Há uma grande expectativa em torno dessas respostas.

Distanciamento

Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha se distanciaram da Comissão Investigadora do Crime Organizado ( Cico ) , montaram seu quartel general numa sala da sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, na rua Álvaro Mendes, centro de Teresina, e passaram a executar algumas providências que deixam claro se tratar de uma linha de investigação própria.

Os promotores estão querendo identificar os proprietários de todas as casas e sitios de Teresina onde Fernanda esteve com suas amigas especialmente nos meses de junho, julho e pelo menos 20 dias do mês de agosto.Em pelo menos um deles os promotores já sabem com segurança que Fernanda esteve com as amigas de sempre: fica numa saída de Teresina pela zona sul e tem a indicação Chakal Kalume.

Presidente do inquérito que apura a morte da estudante, sabe-se que o delegado Paulo Nogueira também identificou o sítio. Esse levantamento Nogueira teria feito pessoalmente, tendo a seu lado Nairinha Veloso,  garota que tinha   influência sobre Fernanda e muito provavelmente a autora do convite para que frequentassem o local nesse dia.

Consta que o delegado, de posse de fotos de Fernanda e mais quatro amigas na área de lazer , seguia célere com uma certa expectativa, quando Nairinha exclamou:"volte ...Nós já passamos".Paulo Nogueira, segundo informante altamente acreditado, fez a volta na estrada e parou diante da propriedade.O proprietário já prestou esclarecimentos e a polícia apurou que nesse dia as garotas beberam e comeram alegremente e foram bem tratadas.
Ao contrário de informe que havia chegado anteriormente, nesse dia não houve qualquer incidente tendo o grupo deixado o local "sem nenhuma alteração", como se diz na linguagem policial.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.