Fechar
GP1

É Fake News imagens de inundação na zona leste de Teresina


É Fake News vídeos, fotos e áudios que circulam em grupos de Whatsapp, mostrando uma suposta invasão do Rio Poti nas Avenidas Cajuína e Raul Lopes, zona leste da Capital.

Após a Prefeitura de Teresina informar, na noite desta sexta-feira (05), que as águas do rio Poti atingiram a cota máxima de inundação, que são os 10 metros. E que nas horas seguintes, o Poti poderia ultrapassar essa cota, vídeos e fotos começaram a circular nas redes sociais. Além de áudios informando que a Avenida Cajuína estaria interditada por conta do avanço das águas.

Porém, o GP1 apurou que essas imagens correspondem a inundação ocorrida há exatamente 10 anos atrás em Teresina. No ano de 2009, o rio Poti ultrapassou os 11 metros de água, e avançou sobre o Shopping Riverside e a um prédio comercial na Raul Lopes.

O Monitoramento de Cheias dos Rios Parnaíba e Poti, divulgado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) mostrou que a previsão era que o Rio Poti superasse a cota de inundação em Teresina por volta das 2h30 da madrugada deste sábado (6), porém como não choveu na Capital nesse período a situação ainda está controlada.

“Felizmente, não se confirmaram até a manhã deste sábado, as previsões e cálculos que indicavam trasbordamento do Rio Poti a ponto de expandir águas para as avenidas Raul Lopes e Cajuína, com reflexos no cabeceira leste da ponte Wall Ferraz. Porém, segue a Defesa Civil Municipal em alerta face ao elevado nível do rio”, informou a Prefeitura de Teresina via Twitter na manhã deste sábado.

Ouça o áudio que está circulando

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.