Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Fábio Novo acredita em união entre Wellington e Firmino em 2018


O deputado estadual Fábio Novo (PT), atual secretário de Cultura do Estado e ex-presidente do partido a que pertence, confidenciou, no início da tarde desta quinta-feira (19) para este repórter, que acredita mais "numa aliança formal do PT com o PSDB para 2018 do que com o PMDB".

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Deputado Fabio Novo Deputado Fabio Novo

Na opinião de Fábio Novo é mais provável esse cenário para 2018 "porque existe hoje uma grande afinidade entre o prefeito Firmino Filho e o governador Wellington Dias". O atual secretário de Cultura há tempos tem afinidade com o prefeito de Teresina por quem foi apoiado no início de 2015 quando disputou a presidência da Assembleia Legislativa e foi derrotado pelo atual presidente Themístocles Filho.

EXCLUSIVAS

Agora faz sentido

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

Nos últimos dias políticos calejados têm perguntado por que Firmino "está incentivando" pessoas de sua confiança a entrarem para o PP. Diante da revelação de Fábio Novo, muita coisa faz sentido agora.

Estaria prevendo um veto?

Raciocinando em perspectiva, Firmino pode estar se precavendo para o caso de a direção nacional do PSDB vetar uma aliança formal com o PT no Piauí.

Nomes a altura

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Filiando essas pessoas no PP, teria nomes à altura para indicar para uma eventual chapa majoritária comandada por Wellington Dias em 2018.

Próximo de Wellington

Nos últimos anos Firmino Filho tem sido próximo de Wellington Dias e mantém com o governador não apenas uma parceria administrativa, mas um relacionamento de amizade.

Distante da campanha

  • Foto: Lucas Dias/GP1Senador Elmano FérrerSenador Elmano Férrer

É bom lembrar que Wellington não foi obstáculo para a reeleição de Firmino Filho em outubro do ano passado. Muito pelo contrário: manteve-se distante da campanha de Amadeu Campos, lançado por Elmano Férrer e que tinha um vice do próprio PT, Merlong Solano.

Lucy pode ser o nome

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho e sua esposa Lucí SilveiraFirmino Filho e sua esposa Lucy Silveira

Está praticamente certa a filiação Lucy Silveira ao Partido Progresista. Uma vez na agremiação de Ciro Nogueira, que muito provavelmente se coligará com o PT, Firmino poderia lançar mão do nome de sua mulher até mesmo para ser candidata a vice de Wellington. Ou não?

Teori só pode ser substituído por ocupante de sua vaga

  • Foto: Nelson Antonie/FramePhoto/Estadão ConteúdoMinistro Teori ZavasckiMinistro Teori Zavascki

O regimento interno do Supremo Tribunal estabelece o seguinte:

Artigo 38 o relator é substituído: artigo IV - em caso de aposentadoria, de renúncia ou morte: pelo ministro nomeado para a sua vaga.

Longo tempo

Portanto, a Lava Jato pode ficar parada por um bom tempo, até que os candidatos à vaga de Teori surjam e que o presidente Temer indique um nome e que o Senado o aprove depois de sabatina.

Homologaria delação

O ministro Teori Zavascki, que morreu ontem de uma queda de avião, homologaria a delação premiada da Odebrecht na próxima semana.

Vai pegar mal

  • Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo Michel TemerMichel Temer

Vai pegar muito mal se o presidente Temer demorar na indicação de um novo nome para a vaga de Teori. Pegará muito mal também se o Senado da República criar obstáculos para aprovar o nome o mais rápido possível.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.