GP1 vai lançar o blog “É Fake News” nesta quinta-feira

- atualizado

O GP1 lança nessa quinta-feira (23) o blog “É Fake News”, com o objetivo de alertar se realmente são verdadeiras algumas informações que estão sendo divulgadas na internet, por meio de redes sociais e aplicativos como o WhatsApp.

O nome Fake News surgiu como referência a uma notícia falsa que é divulgada. Com o crescimento das redes sociais, a disseminação dessas informações falsas como se fossem verdadeiras têm aumentado bastante, principalmente devido a aplicativos como WhatsApp, onde o compartilhamento ocorre de forma mais fácil.

Muitos não apuram a veracidade das informações antes de fazerem os compartilhamentos, por isso a equipe do GP1 pretende checar através de fontes oficiais, especialistas, dados, datas, locais e com as pessoas envolvidas se a informação é verdadeira. Assim será possível esclarecer ao leitor de onde surgiu a informação, se ela está fora de contexto, se é antiga, ou se não possui relação com o caso relatado.

Eleições

Com a proximidade do período eleitoral, as fake news aumentam de forma considerada e podem prejudicar as eleições. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, chegou a demonstrar preocupação com essas notícias falsas e declarou que as eleições poderiam ser anuladas, se constatado que algum candidato realmente foi prejudicado.

Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

Informações sobre política, justiça, jornalismo investigativo e os bastidores de tudo que acontece no Piauí