Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

HPM não está pagando adicional de 40% aos profissionais da saúde


O signatário deste blog apurou que profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus (covid-19) no Hospital da Polícia Militar (HPM) não estão recebendo 40% do adicional de insalubridade, como havia sido previsto inicialmente no edital de Chamamento Público Simplificado Nº 01/2020 da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.

O edital, quando lançado no dia 21 de março, dizia que os salários seriam acrescidos de gratificação de periculosidade correspondente a 40% no valor do salário de cada profissional.

  • Foto: DivulgaçãoEdital da SesapiEdital da Sesapi

No entanto, posteriormente foi publicada uma retificação ao edital, determinando que o adicional de insalubridade será definido caso a caso, por um médico do trabalho que vai analisar a atuação de cada profissional.

  • Foto: DivulgaçãoRetificação do editalRetificação do edital

“Os salários serão acrescidos de gratificação de insalubridade, com percentual a ser definido por médico do trabalho após a avaliação da atividade desenvolvida pelo colaborador, nos termos da legislação vigente”, diz a retificação.

Com isso, há relatos de profissionais do HPM que estão recebendo apenas 10% de adicional, o que deve ser questionado, afinal, são trabalhadores da saúde, que diariamente vêm arriscando a própria vida a fim de salvar outras vidas.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.