Fechar
Colunista Valdomiro Gomes
GP1
A Lei da Ficha Limpa está em vigou desde 07 de junho de 2010 e até agora não mostrou a que veio. O que se vê a todo instante são políticos que deveriam ser barrados, assumindo secretarias, chefia de setores, comissões na Câmara, no Senado, nas Assembleias, ou seja, estamos vulneráveis a essa corja de pessoas desonradas que só penam em se dá bem. Existe até chefe do mensalão no comando.
No ano passado, em acirrada tramitação no STF terminou empatada a decisão sobre a validade da lei para as eleições de outubro. Apesar do empate, possível devido à aposentadoria de um dos ministros, que deixou a corte com apenas dez ministros, o STF decidiu manter decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que considerou a validade para as eleições de 2010.
Mas afinal, o que diz a Lei da Ficha Limpa? Ela é categórica, enfática quanto a essa questão? Ou vale mesmo é a opinião de cada ministro? “Será que dez vale mesmo dez, ou depende da opinião de cada ministro?”
Mesmo barrados pela Lei da Ficha Limpa, alguns políticos de expressão no cenário nacional estão na iminência de voltar ao Congresso, dependendo de como o Supremo Tribunal Federal vai se posicionar sobre o caso. Coitado deles existem muitos que nem precisaram passar por isso.
O projeto Ficha Limpa partiu de uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil de quem exerce cargo eletivo nesse país.
A iniciativa popular é um instrumento constitucional. O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas cerca de 1,6 milhão de assinaturas em seu favor, o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros.
Esperamos, todavia, vê esse país administrados por homens honrados, de caráter íntegro, a quem podemos confiar o nosso dinheiro, confiar a educação dos nossos filhos, netos. Ou será mesmo que devemos esperar por milagres?

Por Valdomiro Gomes

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.