Letras financeiras e tesouro direto são boas opções de investimento

Em virtude de vários pedidos de internautas, resolvemos abordar hoje o assunto opções de investimentos. E quem vai tratar da questão conosco é Flávio Aragão, especialista em finanças da Cilp Investimentos.

Imagem: DivulgaçãoFlávio Aragão(Imagem:Divulgação)Flávio Aragão
Se você tem algum dinheiro guardado, é bom ficar atento a essas dicas. Podem lhe ajudar a fazer um ótimo negócio.

Prospectando - Quais as melhores opções de investimento nesse momento?

Flávio Aragão - No atual momento não existe apenas uma opção. O ideal é que você monte uma carteira de acordo com o seu perfil de investidor. Nela pode conter ações, CDB, LCI, titulos publicos.

P – Então vamos falar do Tesouro Direto. Quais os pontos positivos e negativos?

FA - Positivos: É o investimento mais seguro de todos, garantido pelo governo federal, tem uma rentabilidade bem superior a poupança e se pode investir a partir de R$ 30,00.

De ruim é que possui pagamento de imposto de renda sobre o ganho de capital e não tem liquidez imediata, caso você queira o dinheiro do titulo só pode vender ele na quarta-feira.

P- E os pontos positivos e negativos das letras LCI e LCA? Vale lembrar que letras financeiras são títulos emitidos por instituições financeiras, que consistem em promessa de pagamento.

Podem ser emitidas por bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, caixas econômicas, companhias hipotecárias ou sociedades de crédito imobiliário.

FA – De bom é que possui Isenção de Imposto de Renda e tem uma rentabilidade superior a poupança. Possui ainda um Fundo Garantidor de Credito de até 250 mil por instituição financeira.

O lado negativo é que possui pouca liquidez, no geral tem que se esperar pelo menos 3 meses para resgatar o recurso.

Nota do jornalista - Alguns especialistas acreditam que essas letras têm um rendimento pequeno, em alguns casos, 80% do que rende uma CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Não esqueça que CDI são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes.

Criado em meados da década de 1980, os CDIs são aplicações com prazos de 1 dia útil, com objetivo de melhorar a liquidez de uma determinada instituição financeira.

P – E quais as vantagens e desvantagens do CDB?
FA- Possui uma rentabilidade bem superior a poupança e ainda um Fundo Garantidor de Credito de 250 mil por Instituição Financeira.

De ruim, é que possui pagamento de Imposto de Renda sobre o ganho de Capital.

Nota do jornalista - Os CDBs (certificados de depósito bancário), que são títulos emitidos por bancos para se capitalizar e conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito podem ser interessantes.

Os CDBs de bancos menores oferecem rendimento de até 123% do CDI – o que significaria, hoje, uma rentabilidade bruta de até 15,99%. Mas é um negócio de risco.

P- E a bolsa de valores como está?
FA- A bolsa para alguns está barata. Então se considera um bom momento para encontrar boas empresas com preços baixos e realizar um bom ganho no longo prazo.

P- O que uma pessoa quer investir deve fazer?
FA- O ideal é que ela procure um especialista na área para que o mesmo possa lhe orientar melhor sobe seu perfil de risco e alocação.

Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

Ricardo Moura Fé é jornalista. Noticias sobre economia & negócios. Contato: (86) 9976- 6945