Medidas de sustentabilidade em empresas

O uso indiscriminado de matérias-primas pelas empresas vem provocando a deterioração gradativa do meio ambiente durante décadas. No entanto, nos últimos anos, muitas empresas passaram a perceber a importância do controle de impactos ambientais, estabelecendo medidas que visam à sustentabilidade.

Empresas de diversos setores estão buscando reduzir os impactos de suas atividades no meio ambiente. Um dos setores que segue investindo na preservação de recursos naturais é o da construção civil. As construtoras dão prioridade para iniciativas e materiais que possibilitam economia de recursos nos canteiros e também nos imóveis entregues aos clientes.

A MRV Engenharia atua para reduzir os impactos de suas atividades no meio ambiente e adota iniciativas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo nas mais de 140 cidades onde está presente. Para isso, a construtora sempre dá prioridade para iniciativas e materiais que possibilitam economia de recursos nos canteiros e também nos imóveis entregues aos clientes.

Para o gestor executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca a preocupação com a implantação de itens sustentáveis nos empreendimentos da construtora é prioridade, ainda mais em tempos que a economia de recursos naturais é fundamental. “Entregamos os residenciais com toda uma estrutura que permite ao morador e ao condomínio uma economia significante em diversas esferas. Todos os itens de economia e sustentabilidade já estão à mão, o que motiva os moradores a colaborarem. Quando o cliente já possui um local apropriado para o descarte de resíduos recicláveis, por exemplo, é muito mais fácil que a coleta seletiva ocorra”, explicou.

Em seus canteiros de obras, a construtora implantou sistema para reaproveitamento da água da chuva e das betoneiras, este último desenvolvido em um sistema de decantação. A gestão de resíduos também é aplicada, possibilitando a segregação correta dos resíduos, descarte adequado e possível reutilização. Nos apartamentos a construtora entrega banheiros com descargas que economizam até 17 litros por acionamento; sensores de presença para garantir a economia de luz são alguns dos investimentos feitos pela construtora em condomínios e residências, gerando mais economia e preservando o meio ambiente.

A empresa também faz parte da carteira 2017 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que lista as empresas brasileiras que atendem aos requisitos e práticas sustentáveis em seus mercados. Desde 2015, a MRV faz a compensação dos gases de efeito estufa (GEE) de escopo 1 e 2, recebendo, dessa forma, o selo Amigo do Clima e o selo ouro do GHG Protocol Brasil.

A construtora conta com gestão eficiente dos resíduos, que possibilita a segregação correta, descarte adequado e possível reutilização e foi premiada pelo 4° ranking de produtos e tecnologias sustentáveis da Sustentar 2016, devido à criação dos selos ambientais “Obra Verde MRV” e “MRV Verde”.

A energia solar fotovoltaica já é a terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada em nível mundial. A MRV Engenharia investirá mais de R$800 milhões em energia solar fotovoltaica até 2022 e vai lançar cerca de 17.000 apartamentos com este sistema.

Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

Ricardo Moura Fé é jornalista. Noticias sobre economia & negócios. Contato: (86) 9976- 6945

Arquivo

    VEJA MAIS