Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Número de casos de covid-19 no Piauí explode e já são 100 dias de isolamento


O Piauí está há quase 100 dias em isolamento social com objetivo de evitar o aumento no número de casos confirmados da Covid-19. O problema é que a medida não tem surtido a eficácia esperada, uma vez que, mesmo com a manutenção dos decretos que impõem a quarentena, temos presenciado o aumento considerável da quantidade de pessoas infectadas e de mortes por coronavírus.

Esses números divulgados diariamente por meio do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), endossam o que muitos especialistas têm afirmado, que ficar em casa não é garantia de estar livre do vírus.

Somente em uma semana, entre os dias 02 e 09 de junho, ocorreram 91 mortes em nosso estado, isso significa dizer que o número de óbitos saltou de 192 para 283 em sete dias. Também nesse mesmo período, foram registrados 2.531 novos casos confirmados da doença, a quantidade passou de 5.828 para 8.359 em uma semana. Só a capital Teresina possui 3.630 casos confirmados e 151 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Ao contrário do Piauí, a cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, se transformou em um exemplo de sucesso no combate a pandemia, só que com um detalhe: lá as atividades econômicas foram reabertas em 29 de abril, quando a cidade registrava 10 casos confirmados.

Quase dois meses após o pleno funcionamento do comércio, Sete Lagoas possui apenas um óbito e 39 infectados, ou seja, apenas 29 registros a mais desde a volta das atividades. Desse total de positivados, apenas uma pessoa, que se contaminou durante uma viagem ao Tocantins, está internada em leito de enfermaria.

Esses excelentes resultados se devem também ao trabalho de orientação promovido pelo prefeito Duílio de Castro, acerca dos protocolos sanitários recomendados pelo Ministério da Saúde, que recomenda o uso de máscara, de álcool em gel, higiene das mãos e distanciamento social, como medidas eficazes para barrar a disseminação do vírus.

Outro fator importante: o prefeito Duílio de Castro realizou testes de covid-19 em sua população, o que é imprescindível para controlar o surto em uma cidade.

Parabéns, prefeito Duílio de Castro! Desejo que outros gestores sigam seu exemplo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Teresina tem 3630 casos confirmados e 151 mortes por covid-19

Piauí ultrapassa 8 mil casos confirmados de covid-19 e chega a 283 mortes

Covid-19: Piauí tem aumento de 47% no número de mortes em uma semana

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.