Fechar
GP1
Lúcio Domicio Aureliano foi imperador em Roma nos anos 270 a 275. De origem humilde, chegou a ser o comandante das tropas do Imperador Claudio II. Após a morte em campanha do referido imperador, foi eleito pelas tropas como o novo regente.

Notabilizou-se por suas conquistas heróicas, expulsando por diversas vezes os bárbaros (Vândalos, Alamanos e outros) que ameaçavam a integridade do império, recebendo em razão de suas campanhas e vitórias militares o epíteto de o “Restaurador do Império”.

Aureliano ficou também conhecido como o primeiro imperador que se fez divinizar em vida, dando início ao culto de sua pessoa e realizando uma verdadeira reforma religiosa, incentivando a idéia do monoteísmo, baseando-se na idéia de “um Deus, um Império”.
Imagem: ReproduçãoLúcio Domicio Aureliano foi imperador em Roma nos anos 270 a 275(Imagem:Reprodução)Lúcio Domicio Aureliano foi imperador em Roma nos anos 270 a 275
Incentivou a crença do nascimento do “deus sol invencível”, escolhendo para isso, o dia 25 de dezembro, data já amplamente celebrada em festividades pagãs de diversos povos conquistados.

Anos mais tarde, o Imperador Constantino (governou Roma entre os anos 306 e 337), ao converter-se ao Cristianismo (ano 312), promoveu uma tentativa de identificação do “Sol Invictus” com Jesus Cristo como forma de acabar com os conflitos político-religiosos entre cristãos e romanos tradicionais, facilitando dessa forma a conversão da população e a cristianização dos festivais.

Como a Bíblia não identifica qual teria sido a data precisa para o nascimento de Jesus, o Cristo, a Igreja primitiva adotou o dia 25 de dezembro como o Natal.

Boa sorte a (nós) todos.

Eusébio/CE, 18 de outubro de 2010.
Jose Anastácio de Sousa Aguiar

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.