Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

OAB-PI diz que tem desenvolvido ações para advogados durante pandemia


A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí e a Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI) encaminharam direito de resposta referente a nota publicada nessa terça-feira (28), neste blog, intitulada de “Covid-19: OAB-Piauí dará ajuda humanitária a advogados”.

A matéria informava que advogados com hipossuficiência devidamente comprovada receberão um Cartão Alimentação no valor de R$ 200, que será pago em parcela única.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1OABOAB

No direito de resposta eles informam que os advogados, assim como outras categorias também estão passando por dificuldades e que o auxílio alimentação é só uma das ações que estão sendo desenvolvidas.

“Algumas das ações são: aplicação de 1400 doses de vacina tetravalente para a Advocacia; aquisição de álcool em gel 70% (setenta por cento) e máscaras que serão distribuídos em breve; disponibilização de plataforma de telemedicina para atendimento das implicações decorrentes da pandemia do coronavírus COVID-19; prestação de "Auxílio Pecuniário Especial" aos Advogados e Advogadas comprovadamente contaminados pelo COVID-19; disponibilização de treinamento do PJE Calc, cursos e Pós-Graduações online e gratuitas para a Advocacia , iniciativa inédita no País; disponibilização de cartilhas sobre saúde mental para auxiliar os profissionais da advocacia a lidarem com esse período de isolamento social; contratação, conforme a demanda, de profissionais nas áreas de Assistência Social, Enfermagem e Técnica em Enfermagem, entre outros”, afirmou.

Confira o direito de resposta na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e a Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI) vêm manifestar repúdio à matéria publicada na tarde desta terça-feira (28) no portal de notícias GP1, de autoria do colunista Herbert Sousa, com o título “Covid-19: OAB-Piauí dará ajuda humanitária a advogados 'lisos'”, a qual usou termos pejorativos ao se referir a advogados(as) que estão passando por momento de crise, diante da pandemia do coronavirus, assim como tantos profissionais, não só do Estado do Piauí, mas de todo o mundo.

É importante ressaltar que a OAB Piauí e a CAAPI defendem veementemente a liberdade de expressão e de imprensa. Porém, a liberdade de informar e a independência dos meios de comunicação devem pressupor e vir acompanhadas de exercício diário de responsabilidade e compromisso com a qualidade da informação, o que exige reflexão permanente sobre o que é publicado. Chamar advogados e advogadas de “lisos”, além de ser uma forma desrespeitosa aos que estão passando por dificuldades, reflete um jornalismo que não galga o patamar de um bom jornalismo.

É necessário esclarecer também que o Auxílio Alimento Especial ao qual se refere a matéria, concedido aos advogados e advogadas em razão do COVID-19, é apenas uma das tantas ações que vêm sendo desenvolvidas pela OAB Piauí e CAAPI para minimizar as dificuldades que a Advocacia piauiense enfrenta face à pandemia. Algumas das ações são: aplicação de 1400 doses de vacina tetravalente para a Advocacia; aquisição de álcool em gel 70% (setenta por cento) e máscaras que serão distribuídos em breve; disponibilização de plataforma de telemedicina para atendimento das implicações decorrentes da pandemia do coronavírus COVID-19; prestação de "Auxílio Pecuniário Especial" aos Advogados e Advogadas comprovadamente contaminados pelo COVID-19; disponibilização de treinamento do PJE Calc, cursos e Pós-Graduações online e gratuitas para a Advocacia , iniciativa inédita no País; disponibilização de cartilhas sobre saúde mental para auxiliar os profissionais da advocacia a lidarem com esse período de isolamento social; contratação, conforme a demanda, de profissionais nas áreas de Assistência Social, Enfermagem e Técnica em Enfermagem, entre outros.

Por fim, a OAB Piauí e a CAAPI reiteram que não permanecerão inertes ante a ocorrência de qualquer ato que desrespeite os advogados(as) ou os cidadãos, nem deixarão de adotar as medidas cabíveis para a reparação destes atos. Ao pontuarem a firme postura em defesa dos profissionais, reforça-se o valor da imprensa, mas também o repúdio às nódoas que maculam a boa informação.

NOTÍCIA RELACIONADA

Covid-19: OAB-Piauí dará ajuda humanitária a advogados

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.