Fechar
GP1
Inicio com o presente texto uma série de artigos na qual abordarei temas relacionados aos 7 pecados capitais. Convém destacar que chegou à nossa geração, após passar pela caldeirão cultural dos séculos que nos antecederam, a noção de que as virtudes e os vícios seriam os traços fundamentais dos quais resultariam toda bondade e maldade. Assim, a equação virtude-e-vício contribuiu de forma contundente para a definição ocidental do que significa ser humano.

A verdadeira origem da classificação dos sete pecados capitais é imprecisa, mas muitos acreditam que deu-se no século IV, quando o monge Evagrius Ponticus teria registrado no Egito oito pecados capitais: a gula, a libertinagem, a avareza, a melancolia, a ira, a letargia espiritual, a vanglória e o orgulho. João Cassiano de Marselha, discípulo de Evagrius, teria levado a relação à Roma onde esta recebeu sua formulação clássica que hoje conhecemos pelo papa Gregório Magno, no século VI.

A partir de então e especialmente pelo fato de o referido papa ter sido um grande incentivador das missões de conversão pelo mundo afora, os sete pecados capitais não ficaram mais restritos à vida monástica. Eles passaram a ser compreendidos como perigos morais da alma em meio à vida diária e passaram a ter especial importância na pregação e doutrinação da Igreja nas épocas que se seguiram.
Imagem: ReproduçãoOs sete pecados capitais(Imagem:Reprodução)Os sete pecados capitais
Apesar de alguns terem posição distintas, é possível afirmar que há um acordo comum sobre as categorias gerais dos sete pecados capitais, que são: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Convém lembrar que esses vícios são tidos como capitais, porque, a título de causa final, tendem a gerar outros vícios.

Os cinco primeiros vícios são diferentes dos dois últimos. Os primeiros são considerados pecados do espírito e são descritos, muitas vezes, como pecados “frios”. Já os últimos são, obviamente, pecados da carne e, portanto, “quentes”.

A partir da próxima coluna, faremos uma breve análise de cada pecado capital.

Boa sorte a (nós) todos.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.