Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Prefeito Veridiano usa força policial para barrar manifestação dos servidores


Imagem: InternetClique para ampliarPrefeito(Imagem:Internet)
Prefeito
O prefeito Veridiano Melo recorreu à força da polícia contra a manifestação pacifica  que estava sendo feita pelos servidores públicos municipais apoiados pelosindicatos da categoria.
Uma gravação não agressiva elaborada com oobjetivode esclarecer à população a situação em que se encontram os serviderores, em especial os professores que tiveram seus turnos e salarios cortados sem motivo por força autoritária do prefeito, dos agentes de saúde edemias, assim coma a situação precária das estruturas escolares,  foi obragada a parar de circular.
O prefeito denunciou o proprietário do carro de som acusando-o de esta praticando difamação caluniosa contra o prefeito.
O fato acorreu na manhã de sexta-feira,por volta das nove horas da manhã quando um carro de som fazia divulgação de uma campanha de concientização popular sobre os direitos e a situação atual dos servidores frente à administração considerada perseguidorapela maioria dos classistas.
Imagem: Lima BrasilClique para ampliarNa foto: Irmão Zé Francisco, prof.Zequinha e profª Neura Mesquita, potenciais candidatos.(Imagem:Lima Brasil)Na foto: Irmão Zé Francisco, prof.Zequinha e profª Neura Mesquita, potenciais candidatos.
Os servidores vivem clima de luta pela defesa contra os atos do prefeito municipal e aprovados pelos vereadores.

Insatisfeitos, resolveram fazer a divulagação dessa situação em carro de som na forma de manifestação pacífica, fato que deve ter sido interpretado de modos diversos, o que motivou a polícia militar a fazer a apreensão do carro de som. Ato que fere o direito de manifestação garantido na na constituição,o que evidencia o uso da força contra os servidores e o desrespeito à lei.


Comparando com a história da ditadura

DITADURA: O uso da força para governar.
Diz-se de um governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais.
Os servidores públicos tiveram sua manifestação mansa e pacífica barrada pela força da polícia militar.
Ditadura é uma forma de governo em que o governante (presidente, rei, primeiro ministro) exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence.

Imagem: InternetClique para ampliarDivulgação(Imagem:Internet)Divulgação
Na ditadura não a respeito à divisão dos poderes (executivo, legislativo e judiciário). O ditador costuma exercer os três poderes.
Para evitar oposição, as ditaduras costumam proibir ou controlar os partidos políticos.

Outras táticas ditatoriais envolvem a prisão de opositores políticos, censura aos meios de comunicação, controle dos sindicatos, proibição de manifestações públicas de oposição e supressão dos direitos civis.

Os governos ditatoriais costumam apoiar seu poder no uso das forças armadas.
Entre os anos de 1964 e 1985, o Brasil foi governado por uma forma de governo deste tipo. Sem eleições diretas para presidente da república, vários militares se alternaram no poder.
Imagem: InternetDivulgação(Imagem:Internet)Divulgação
Informações do que pode está acontecendo no município, é o fato exatamente do embate da categoria contro os atos do prefeito Veridiano. Haja vista que desde 2010, quando da fundação do sindicato, motivada principalmente pelos atrasos nos pagamentos  dos servidores, que a entidade vem tendo vitórias, tanto no aumento de filiados como nos enfretamentos ao poder executivo.
A última foi a conquista da obrigação da secretaria fazer lotação proporcional dos professores conforme lei da joranada de docência. Além de manter firme a luta pelo pagamento do décimo e o retorno do turno cortado ilegalmente e declarado inconstitucional tanto pelo MP qua pelo juiz de Pedro II,logo após apelado pelo prefeito.   

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.