Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Qualquer semelhança não é mera coincidência


Na década de 1920 a escritora e filósofa norte-americana Ayn Rand já abordava temas bem oportunos para a realidade vivida no Brasil, principalmente durante a pandemia de covid-19. Em uma de suas céleres frases, Ayn destaca a divisão da sociedade e as benesses dos que estão no poder:

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

Ayn Rand foi uma escritora e filósofa norte-americana de origem judaico-russa e chegou aos Estados Unidos na década de 1920, após fugir da revolução russa. A filósofa escreveu romances, criticou roteiros para trabalhos cinematográficos e fez palestras sobre sua filosofia chamada “Objetivismo”, que explica como “uma filosofia para a vida na terra”. Ayn morreu em 1982 e sua obra foi eternizada, sendo mencionada em discussões sobre economia, capitalismo e sociedade.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.