Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Reitor Carlos Alberto é acusado de criar cargos ilegalmente na estrutura da Universidade Estadual do


Leitor envia gravíssima denúncia contra reitor da UESPI, prof. Carlão, de criar cargos desrespeitando a Lei e o próprio Governador Wilson Martins. Leia abaixo e-mail enviado e em seguida comento:

Os cargos de pró-reitor dos professores SOBRINHO E ACELINO, não existem em lei especifica que tenha desmembrado a pró-reitoria de Administração e Finanças.
O que existe é que o Estatuto da UESPI de 2005 modifica a Estrutura Administrativa da UESPI, e cria do seu art. 98, a Pró-Reitoria de Planejamento e Finanças, mas o cargo de Pró-Reitor é preciso de Lei Especifica. Dessa forma se faz necessário que uma lei diga que a Pró-reitoria de Administração e Finanças da UESPI se transforma em DUAS PRO-REITORIAS: Pró-reitoria de Administração e Pró-reitoria de Planejamento e Finanças com seus respectivos cargos, não pode ser decreto ou resolução da UESPI, tem que ser Projeto de Lei.

Veja o que o diz o art. 98, do Estatuto da UESPI, in verbis: art. 98 - Nos termos deste Estatuto fica criada a Pró-reitoria de Planejamento e Finanças.

Cargo Público é sempre criado por Lei, e o Estatuto da UESPI, é um Decreto que cria a estutura administrativa, jamais os cargos. Isso é noção primaria no direito.

Outra coisa importante é que consultei e procurei em todas as publicações do Diário Oficial no mês de janeiro e fevereiro e março e não a publicação de tais nomeações
.”

Como vimos na denúncia acima, fica patente à intervenção urgentíssima do governador Wilson Martins na UESPI. Com tão pouco tempo no cargo como reitor, o prof. Carlão já comete esses desmandos administrativos e ilegais, como não será no final da sua gestão? Somente resta uma saída, a de o governador Wilson Martins tomar uma atitude séria e drásitca de fazer a destituição do prof. Carlão e nomear um reitor pró-tempore, sob pena de que a UESPI venha a se tornar um dos maiores escândalos da sua gestão. Se o prof. Carlão não tem competência ou interesse em administrar a UESPI, porque continuar no cargo?

E pensar que o então governador Hugo Napoleão teve a melhor das intenções quando criou a UESPI, para hoje ver um "petistazinho" destruí-la.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.