Revista Veja mostra a realidade nua e crua de como se encontra a economia do Piauí

O governador Wilson Martins (PSD), que jacta-se de um Piauí onde a economia é forte, pujante e em pleno desenvolvimento, tem seu discurso contestado por um levantamento publicado na revista Veja, que mostra quais estados brasileiros estão estruturados economicamente para receberem investimentos estrangeiro.

Imagem: Germana Chaves / GP1Governador Wilson Martins (PSB)(Imagem:Germana Chaves / GP1)Governador Wilson Martins (PSB)

São Paulo aparece em primeiro, enquanto o nosso querido Piauí está na última colocação, provando que o discurso de Wilsão não condiz com a realidade.

Em um trecho da matéria o diretor-presidente do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe d’Ávila, faz o seguinte comentário:

“O estado de São Paulo apresenta o melhor ‘ecossistema’ para a realização de negócios. Tem estabilidade política, as melhores universidades, boa infraestrutura e uma indústria de serviços consolidada. Só precisa simplificar seu sistema tributário”, aponta D’Ávila. Já o Piauí, o último colocado, é exatamente o oposto — trata-se de um estado com instituições sucateadas e um poder público deficiente. A infraestrutura é tão precária que a produção precisa ser escoada por meio dos estados vizinhos. Para se ter uma ideia, a construção do Porto de Luís Correia, obra que amenizaria o problema, arrasta-se há mais de trinta anos.

A matéria ainda mostra uma fotografia de um posto de fiscalização da SEFAZ no sul do Estado como se fosse em um país africano, onde a pobreza é extrema.


Imagem: Cristiano MarizÚLTIMO - Posto de fiscalização com cobertura de sapé em estrada de terra de Uruçuí, no interior do Piauí: falta de infraestrutura afugenta os investidores(Imagem:Cristiano Mariz)
NO CHÃO
Posto de fiscalização com cobertura de sapé em estrada de terra de Uruçuí, no interior do Piauí: falta de infraestrutura afugenta os investidores

É irônico ver o governador Wilson Martins ir para os canais de televisão local falar de quão desenvolvido está o Piauí, quando na prática a realidade é outra.

Governador, olhe para nossa realidade e procure lutar para acabar com a falta de estrutura existente e colocar nosso Piauí verdadeiramente em condições de desenvolvimento.


Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

Herbert Sousa é jornalista. Contato: (86) 9 8806-8907 / (86) 9 9436-9811