Seduc lança Projeto Lei Maria da Penha nas escolas de União

- atualizado

Foi lançado na última terça-feira (26) através da Secretaria de Educação do Estado - SEDUC em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa das Mulheres Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), o Projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas”.

  • Foto: Aldo MeloComposição da Mesa de HonraComposição da Mesa de Honra

O evento aconteceu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União e contou com a presença do Superintendente Institucional da Seduc, José Barros, do prefeito, Dr. Paulo Henrique, Secretária de Educação do Município, Ednalva Freitas, Delegada Vilma Alves, Promotora de União, Janaina Ribeiro, Promotor Francisco de Jesus Lima, autor do projeto e vereadores Franklandy e Mascarenhas.

A proposta visa conscientizar os estudantes do ensino médio dos direitos da mulher e combater a violência doméstica. A lei Maria da Penha nas Escolas tem alcançado resultados surpreendentes e já foi vencedor do Premio de Educação em Direitos Humanos, um evento nacional.

As ações desse projeto já beneficiaram mais de 15 mil estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. Através de capacitação permanente do corpo de docente das gerências regionais de ensino, que, nas salas de aulas, transmitem aos alunos, realizam atividades nas escolas e comunidades e apresentam resultados aos órgãos parceiros.

O projeto tem como objetivo principal diminuir os elevados índices de violência contra a mulher por meio da educação e inclusão obrigatória na temática da grade curricular nacional de ensino.

  • Foto: Aldo MeloPrefeito Dr. Paulo HenriquePrefeito Dr. Paulo Henrique

O prefeito Dr. Paulo Henrique, garantiu amplo apoio por parte da prefeitura para que o projeto seja desenvolvido com sucesso nas escolas. “Quero afirmar que nós estamos dispostos a contribuir com toda estrutura para que este projeto seja realizado. Tenho plena certeza que este projeto irá ajudar muito nas questões de conscientização e combate a violência doméstica. Não podemos ceder espaço para a violência”, destacou.

  • Foto: Aldo MeloPromotor de Justiça Francisco de JesusPromotor de Justiça Francisco de Jesus

O Promotor de Justiça, Dr. Francisco de Jesus, explicou as motivações para criação do projeto. “Entendemos que aplicação da lei que trabalha o enfrentamento da violência contra a mulher depende basicamente de uma educação. Vamos demostrar que não adianta prender e soltar os agressores, é necessário transformar as novas gerações. Pra isto faremos uma apresentação a toda sociedade e em seguida teremos contatos com a equipe pedagógica e professores, pois são eles que vão levar essas informações às escolas”, disse.

  • Foto: Aldo MeloDelegada Vilma AlvesDelegada Vilma Alves

A Titular da Delegada da Mulher, Vilma Alves, falou da satisfação em desenvolver o projeto em União. “É um prazer estar mais uma vez aqui com este projeto, já temos experiência exitosas com escolas públicas em Teresina e por isso a secretária Rejane Dias abraçou a causa. Estamos felizes, pois todos os membros da equipe estão percorrendo o interior do Estado empenhados em fazer com que essa nova geração possa respeitar a mulher em todos os seus direitos”, destacou

  • Foto: Aldo MeloLançamento do Projeto Lei Maria da Penha nas EscolaLançamento do Projeto Lei Maria da Penha nas Escola
Mais conteúdo sobre:
Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

Aldo Melo é radialista desde 1992. Notícias do município União - PI. Contato: (86) 99447-1977 / (86) 99958-5374

Arquivo

    VEJA MAIS