Fechar
GP1

Sri Prem Tata, a alegria de cada um; ou A paz que vem de dentro


  • Foto: InternetMandalaMandala

Certa feita, Sri Prem Tata preparava-se para se recolher em meditação por um longo período nas montanhas próximas. O seu discípulo estava inquieto com uma questão e ao ver os preparativos do mestre para o seu habitual recolhimento, indagou: “Mestre, tenho visto pessoas alegres em diversas situações. Seria possível haver mais de um tipo de alegria, ou todas originam-se da mesma fonte”.

Tata, identificando que aquela questão permanecia sem solução para o fiel escudeiro, asseverou: “É possível sim classificar a alegria de acordo com o ânimo do indivíduo. Existe a alegria decorrente da satisfação em ver o outro sofrer ou humilhar-se, normalmente característica de estados psicológicos patológicos, na qual o indivíduo alimenta a sua dor interna com o sofrimento alheio. Existe, também, a alegria decorrente de situações efêmeras do cotidiano, normalmente decorrente de atividades competitivas do indivíduo ou de quem ele se identifica. Sua transitoriedade e efemeridade sempre exige renovação da experiência externa para a realimentação da satisfação do indivíduo. A terceira categoria é aquela vivenciada por poucos, que é o estado de alegria que emana do ser que está em paz consigo mesmo e consegue ver-se como uma pequena engrenagem do Todo, entendendo que tudo faz parte de um infinito ciclo de aprendizado e evolução. Para estes a alegria é perene e vem de dentro. Conforme afirmará um grande pensador no futuro: ‘Somente emanam esse tipo de sentimento aqueles que encontraram o caminho da individuação’.”

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.