Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Wellington diz que não se ganha eleição sozinho


O governador Wellington Dias tem dado passos delicados. Enfrenta, neste momento, uma certa incompreensão da militância do seu partido e calcula até os recados que manda, como o de sexta-feira (26), no início da noite, no plenário da Câmara Municipal: "ninguém ganha eleição sozinho".

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

EXCLUSIVAS
Dia de festas

O PT passou praticamente toda a última sexta-feira em festa, com as presenças dos senadores Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, que disputam a presidência nacional da agremiação.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Senador Lindbergh Farias Senador Lindbergh Farias

Grande final

  • Foto: Lucas Dias/GP1Presidente Municipal do PT, Gilberto PaixãoPresidente Municipal do PT, Gilberto Paixão

A programação estabelecia que o final do dia seria em grande estilo, com as posses de Gilberto Paixão, eleito presidente do diretório de Teresina, e Assis Carvalho, novo presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores.

Consciente do momento

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Governador Wellington Dias e Senadora Gleisi Hoffmann  Governador Wellington Dias e Senadora Gleisi Hoffmann

Mais uma vez Wellington Dias deu demonstração de equilíbrio e sensibilidade politica. Ele sabe que para concretizar o seu projeto político, elegendo-se novamente governador do Estado, precisa ampliar cada vez mais o seu leque de alianças.

Olhares no futuro

Wellington Dias tem um olhar na politica nacional e um outro maior ainda na situação estadual. Sabe que mesmo com a atual fragilidade do Governo Temer, dificilmente, em caso de nova eleição, o grupo que se encontra no poder deixará de fazer o sucessor. O governador do Piauí tem consciência de que precisa concluir o atual mandato com um relacionamento, no mínimo cordial, com o governo federal.

Aliados são fundamentais

Pesquisas são bem favoráveis a Wellington Dias, mas ele sabe que a oposição se movimenta com desenvoltura nos bastidores e que tem um discurso preparado. Por isso aliados PMDB, Ciro e Júlio Cesar são fundamentais.

Partido forte

O Partido Progressista (PP) de Ciro Nogueira no Piauí tem quase 50 prefeitos. Wellington sabe que num eventual rompimento com o senador, ele levará a metade para onde for. O governador quer ser reeleito para prosseguir seu projeto e não pretende arriscar.

PMDB idem

  • Foto: Lucas Dias/GP1João Henrique AlmeidaJoão Henrique Almeida

Outra aliança fundamental é a do governador com o PMDB. O partido, apesar de uma pequena dissidência comandada por João Henrique de Almeida Sousa, tem líderes capazes de assegurar um volume de apoio decisivo para a eleição de qualquer candidato a governador.

Sustentação na Assembleia

  • Foto: Lucas Dias/GP1Themistocles FilhoThemistocles Filho

Além disso, Wellington é grato ao PMDB, principalmente a Themístocles Filho, que mesmo tendo enfrentado um candidato do governador ganhou a presidência da Assembleia Legislativa e no outro dia passou a defender as propostas encaminhadas pelo Karnak, agindo como verdadeiro líder do Governo.

Júlio Cesar também

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Deputado Federal Júlio CésarDeputado Federal Júlio César

Outro líder do qual Wellington não fornece sinais de que pretenda abrir mão é Júlio Cesar Lima, presidente estadual do PSD, partido que tem um número razoavel de deputados e fortes colégios eleitorais.

Wellington e Leonardo lançam viva mais leite

  • Foto: DivulgaçãoLeonardo Sobral e Wellington DiasLeonardo Sobral e Wellington Dias

Ao lado de Leonardo Sobral, coordenador de Pobreza Rural do Estado, o governador Wellington Dias esteve visitando a exposição em Oeiras, analisando novos projetos a zerem realizados pela CCPR. Na ocasião foi lançado o projeto "viva mais leite" que tem por objetivo revitalizar a bacia leiteira do Piauí, inserindo os pequenos produtores na cadeia produtiva.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.