Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Centro Lineu Araújo começa a atender pessoas com sequelas da covid-19

Para receber atendimento no ambulatório, os pacientes que ficaram com sequelas após infecção por covid-19 podem se dirigir às 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nesta segunda-feira (23), o novo ambulatório criado pela Prefeitura de Teresina para atender pessoas que ficaram com sequelas da covid-19 começou o atendimento à população. O serviço passa a funcionar em dias úteis, nos turnos manhã e tarde, no Centro de Saúde Lineu Araújo. Há oferta de consultas e exames nas áreas de cardiologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, consideradas especialidades que contribuem para a completa recuperação do indivíduo.

Para receber atendimento no ambulatório, os pacientes que ficaram com sequelas após infecção por covid-19 podem se dirigir às 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles são avaliados por médicos nesses locais e, se houver necessidade, são encaminhados para o ambulatório. Já os pacientes com covid-19 que estão internados nos Hospitais da Prefeitura, no momento da alta, podem também ser direcionados ao Centro de Saúde Lineu Araújo.

  • Foto: Divulgação/AscomAmbulatório no Lineu Araújo Ambulatório no Lineu Araújo

Segundo a médica pneumologista do Centro de Operações em Emergências (COE) da FMS, Tatiana Nunes, o ambulatório promove melhor qualidade de vida para quem sofre com as sequelas da covid-19. “Tem pessoas que tiveram Covid-19 e os sintomas persistem mesmo após o término dos 10 dias de isolamento. O acompanhamento da saúde dessas pessoas é necessário e agora o município está viabilizando o atendimento sequencial desses indivíduos”, explica.

O médico infectologista e coordenador médico do COE da FMS, Walfrido Salmito, alerta que a Covid-19 pode trazer sequelas a curto, médio e longo prazos. “A Covid-19 é uma doença nova, que ainda é alvo de estudos científicos pelo mundo, mas sabe-se que a lista de sequelas dessa infecção é extensa e pode comprometer o funcionamento de diversos órgãos. Os pacientes podem, por exemplo, desenvolver pneumonia, ter disfunção renal, além de problemas neurológicos, cardíacos e pulmonares”, informa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da covid-19

Teresina terá ambulatório para atender pessoas com sequelas da covid-19

Centro de Reabilitação vai começar atender pessoas com sequelas da covid-19

Governo entrega centro para pessoas com sequelas da covid-19 em Parnaíba

Sesapi vai inaugurar centro para pessoas com sequelas da covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.