Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino alerta para 2ª onda de covid-19 e mantém hospitais de campanha

O prefeito ressaltou que a doença continua estável na capital, no entanto, por precaução, o COE teme uma 2ª onda da covid-19.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) decidiu, nesta quarta-feira (02), após reunião com o Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), manter o funcionamento dos Hospitais de Campanha Padre Pedro Balzi, na Universidade Federal do Piauí, e João Claudino Fernandes, ao lado do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que são exclusivos para atender pacientes com covid-19.

O prefeito ressaltou que a doença continua estável na capital, no entanto, por precaução, é necessário que se mantenha os hospitais em funcionamento devido a uma possível segunda onda da pandemia do novo coronavírus.

  • Foto: Ascom/Prefeitura de TeresinaReunião de Firmino com o COEReunião de Firmino com o COE

“O COE entende que há a necessidade de dar continuidade, apesar da pouca utilização, e a Prefeitura acata a decisão. Isso porque nós vivemos em um momento de incerteza em relação a uma possível segunda onda, que nós estamos vendo no restante do mundo”, disse o gestor.

Os dados apresentados pelo COE durante a reunião, mostram que, nos últimos seis meses, o número de pacientes com covid-19 que chega ao sistema de saúde sofreu uma queda significativa. Já nos últimos três meses, os dados mostram que o número de casos e internações se estabilizou.

No entanto, o infectologista membro do COE, Walfrido Salmito, afirma que é necessário que as autoridades em saúde se mantenham em estado de alerta. “Nós já vemos cidades do sul do país com 80% da ocupação de leitos, então, diante da incerteza se vamos mesmo passar por uma segunda onda, decidimos manter os hospitais abertos”, ressaltou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho descarta adotar medidas mais rígidas devido a covid-19

Covid-19: procura por atendimento médico cresce 8,5% no Piauí, diz IBGE

Teresina registra 1.166 óbitos em decorrência da covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.