Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Arquidiocese de Teresina anuncia medidas contra o novo coronavírus

De acordo com a nota, a medida se dá em atendimento às advertências das autoridades de saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Arquidiocese de Teresina divulgou uma nesta terça-feira (17) uma nota assinada pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, com medidas preventivas que devem ser adotadas nas igrejas com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a nota, a medida se dá em atendimento às advertências das autoridades de saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesse momento, ficam suspensos por 30 dias os eventos como procissões, vias sacras, reuniões, assembleias, encontros, retiros e similares.

Outras medidas como a suspensão da comunhão sob as duas espécies, comungando apenas o pão consagrado, também passam a ser adotadas a partir desta terça-feira (17).

Confira a nota com todas as medidas na íntegra

Neste período Quaresmal, vivenciamos os nossos propósitos de conversão a caminho da Páscoa. É também o momento forte da Campanha da Fraternidade que este ano nos inspira com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). É uma proposta que aponta para o verdadeiro sentido da vida cristã.

Diante da situação de pandemia que ameaça a saúde de todos e seguindo as orientações e advertências das Autoridades de Saúde e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nós nos sentimos solidários com todas as pessoas que estão lutando em favor da vida. Encorajamos a quantos se dedicam a cuidar da vida ameaçada pelo coronavírus, firmes na Palavra de Deus: “Sei em quem pus a minha confiança” (2Tim.2,12), comunicamos e determinamos as seguintes orientações para a Arquidiocese de Teresina, como medidas preventivas no momento:

- As missas permanecem nos mesmos horários, mas recomendamos que os fiéis assistam em casa, pela TV ou internet, sem ônus de consciência.

- Ficam suspensos pelo período de 30 dias, a partir de hoje, todos os eventos com aglomerações, como procissões, vias sacras, reuniões, assembleias, encontros, retiros e similares.

- Fica suspensa durante esse período, a comunhão sob as duas espécies, comungando apenas o Pão Consagrado.

- A Sagrada Eucaristia deve ser recebida na mão.

- Evitar qualquer contato das mãos em cumprimentos como o abraço da paz, o Pai Nosso, etc.

- As Igrejas devem colocar álcool em gel à disposição dos fiéis na entrada.

Acompanhando atentos o desenvolvimento desta situação de pandemia, estas orientações poderão sofrer alterações, sempre visando o bem-estar do nosso povo. Colocando-nos em atitude de oração e penitência, atestamos, mais uma vez, por este fato, a fragilidade humana e confirmamos a nossa firme esperança no Senhor, cujo amor não decepciona, jamais! Confiamos à materna intercessão de Maria, saúde dos enfermos, a nossa Arquidiocese e toda a humanidade, certos de que ao batermos o coração de Deus não seremos decepcionados. Em união com todo o clero, lhes repito, irmãos e irmãs: “Sê forte e espera no Senhor” (Sl.27/26).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 290 o número de casos de coronavírus no Brasil

Gol suspende voos internacionais até 30 de junho em razão do coronavírus

Medo do coronavírus pode aumentar o estresse e diminuir imunidade no corpo

Coronavírus: TJ-PI suspende prazos processuais e adota teletrabalho

TCE-PI estabelece medidas preventivas contra o coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.