Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Firmino pede que deputados cobrem agilidade ao Governo Federal

De acordo com Firmino, esperar por mais dias para o Governo Federal tome providências, pode representar a perda de muitas vidas, pois nada justifica a burocracia na demora de uma ajuda.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB-PI) participou de uma videoconferência com o governador Wellington Dias (PT-PI), junto com a bancada federal do Piauí e pediu que os deputados federais do estado cobrem agilidade do Ministério da Saúde e do Governo Federal em relação as providências que devem ser tomadas contra o novo coronavírus (Covid-19). Atualmente no Piauí possui 18 casos confirmados da doença e quatro mortes.

De acordo com Firmino, esperar mais dias para que o Governo Federal tome providências, pode custar vidas. Teresina é a cidade do estado com mais casos, são 16 confirmados, se tornando o epicentro do Piauí.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

“Um, dois dias de demora numa ação de guerra é uma eternidade, pode representar a perda de muitas vidas. As medidas propostas pelo Governo e pelo Ministério da Saúde são boas, mas não podem demorar. Não se justifica, que a burocracia impere. Não se pode esperar para cumprir tudo que a burocracia determina. Estamos falando de vidas, de uma crise na saúde e isto não pode esperar”, disse o prefeito.

Piauí é 5º estado com mais mortes

O estado do Piauí em menos de um mês já registrou um total de quatro mortes por coronavírus – Covid-19 – e com isso se tornou o 5º estado com mais mortes em todo o Brasil. Atualmente o epicentro da doença se encontra em São Paulo, com o maior número de casos e de óbitos.

O GP1 realizou um levantamento de dados com base nas informações do Ministério da Saúde e apontou que o Piauí, com 18 casos do covid-19, é o 6º estado da região do Nordeste com o maior número de casos confirmados, ficando atrás de Ceará (372); Bahia (176); Pernambuco (78); Rio Grande do Norte (77) e Maranhão (23).

Infectados com menos de 60 anos

O Governo do Estado divulgou na manhã desta terça-feira (31) um boletim epidemiológico detalhado sobre a atuação do novo coronavírus. O documento desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde traz dados como a idade, sexo, gênero e municípios dos infectados com vírus, total de óbitos, e o de casos suspeitos e descartados.

O boletim revela, por exemplo, que do total de 18 casos confirmados com o Sars-Cov-2, 12 (66%) têm menos de 60 anos de idade. Essa informação é importante porque mostra que a maioria absoluta dos infectados até o momento são os que estão fora do chamado grupo de risco. Muitas pessoas têm pensado, erroneamente, que somente os idosos é que podem apresentar os sintomas, o que não é verdade. Inclusive, cinco casos têm menos de 40 anos de idade.

Dos 224 municípios, até agora três apresentaram casos: Teresina, Parnaíba e São José do Divino, com a capital concentrando 16 casos, ou 89% do total. Foram até agora quatro óbitos no Estado: dois em Teresina e um em cada município citado.

O boletim informa ainda que as quatro mortes foram de pessoas acima de 40 anos, e que 66% dos infectados são do sexo masculino.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Idosa de 73 anos morre com suspeita de coronavírus em Teresina

Wellington e Firmino vão discutir demandas da Saúde com bancada federal

Wellington e Firmino vão discutir demandas da Saúde com bancada federal

Covid-19: decretos de Wellington Dias e Firmino Filho entram em vigor

"Viveremos ainda os piores momentos da doença", diz Firmino sobre covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.