Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Gerente da Ambev de Teresina é conduzido à Central de Flagrantes

De acordo com o secretário Samuel Silveira, com o decreto da Prefeitura de Teresina, a produção e venda de bebidas alcoólicas fica proibida, pois a comercialização pode gerar aglomerações.

Após descumprir o decreto de suspensão de atividades econômicas não essenciais, o gerente de operações da Cervejaria Ambev, que não teve o nome revelado, foi levado à Central de Flagrantes pela Guarda Municipal de Teresina nesta quarta-feira (1º). A empresa estava realizando a fabricação e distribuição de bebidas alcoólicas, o que foi proibido pelo decreto municipal assinado pelo prefeito Firmino Filho, para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19).

De acordo com o secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), foi interditada apenas a produção de bebidas alcoólicas, atividade que foi proibida pelo Decreto Municipal Nº 19.548/20, que não coloca a fabricação e distribuição de bebidas alcólicas como atividade essencial.

“Continuamos na fiscalização, realizando o fechamento de estabelecimentos, isso tudo para evitar a proliferação do coronavírus. Fizemos a interdição de uma grande fábrica distribuidora de bebidas, mas somente para a produção de bebidas alcoólicas, a comercialização de bebidas não alcoólicas está permitida. Temos sido firmes nessa fiscalização e a comercialização de bebidas alcoólicas pode gerar aglomerações”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Samuel SilveiraSamuel Silveira

“Descumprir o decreto de isolamento social é incorrer no artigo 268 do Código Penal. Estamos numa nova fase de endurecimento das ações de combate ao coronavírus, reforçando o isolamento social e pedimos que a população permaneça em casa”, destacou o secretário.

O artigo determina penalidade de prisão e pagamento de multa para quem infringe determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Desde a assinatura do decreto que estabelecia a quarentena, a Guarda Municipal já fechou 1.643 estabelecimentos comerciais que não deveriam estar funcionando. Na manhã de ontem (31), três filiais das lojas Americanas foram interditadas.

Decreto

O prefeito Firmino Filho (PSDB) assinou decreto suspendendo todas as atividades comerciais que não fossem consideradas essências.

O que diz a Ambev

Em nota, a Ambev informou que 30% da produção de sua fábrica em Teresina é de itens não alcoólicos e que a paralisação da produção deve afetar o abastecimento de estabelecimentos comerciais.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE POSICIONAMENTO

A Ambev esclarece que 30% da produção de sua fábrica em Teresina, Piauí, que abastece o estado e outros seis das regiões Norte e Nordeste, é de itens não alcoólicos como água, isotônico e água de coco. A paralisação de nossa produção fabril, que conta com bens perecíveis, afetará diretamente o abastecimento de supermercados e as operações de delivery de bares e restaurantes tão essenciais à população neste momento de quarentena. Sem produtos, os negócios locais serão altamente afetados e talvez não sobrevivam após este período delicado.

A empresa está comprometida com o combate ao avanço do coronavírus no país, por isso, passou a produzir 1.000 litros diários de álcool líquido 70% para distribuição gratuita aos hospitais públicos municipais, e também à empresa Botica, que conta com o nosso insumo para sua produção de álcool em gel. Estamos focados em ajudar a conter a propagação do vírus e em apoiar o abastecimento de produtos básicos a todo comércio regional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TJ-PI autoriza Ambev a continuar distribuindo bebidas alcoólicas

Covid-19: Guarda Municipal interdita lojas Americanas de Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.