Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Firmino suspende reajuste das tarifas de água e esgoto

"Não podemos deixar o orçamento familiar ainda mais comprometido nesse momento tão delicado”, disse o prefeito.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), publicou decreto de nº 19.658, de 15 de abril, onde determina a suspensão temporária de reajustes das tarifas de água e esgoto, revisões e outros preços.

A suspensão acontece no âmbito da concessão e da subconcessão dos serviços públicos de abastecimento de água e coleta de esgotamento sanitário, enquanto durar estado de calamidade pública no município de Teresina, devido a pandemia do novo coronavírus.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

“A boa-fé consagrada no art. 422, e a possibilidade de modificação das condições do contrato do art. 479, ambos do Código Civil, são instrumentos que, se necessário, poderão ser acionados para modificações e suspensões de obrigações contratuais, preservando-se a relação até a superação da crise”, explicou o prefeito no decreto.

O decreto destacou que “as demais obrigações contratuais deverão ser mantidas na forma pactuada, especialmente o pagamento das vigentes tarifas, pelos usuários de suas respectivas categorias, para fins de manutenção dos sistemas de abastecimento de água e de coleta de esgotamento sanitário de Teresina”.

O aumento na tarifa acontece de forma anual, obedecendo a um cronograma e a um contrato firmados tanto com a Águas de Teresina quanto com a Agespisa. O decreto que suspende os reajustes considera também que as condições contratuais, de acordo com o Código Civil, podem ser acionadas para modificações e suspensões de obrigações preservando a relação até a suspensão da crise.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho institui Comitê Gestor para enfrentamento da Covid-19

Firmino Filho envia projeto à Câmara para antecipar feriados

Covid-19: Firmino Filho diz que pico de casos será no mês de maio

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.