Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sílvio Mendes chama atenção de Firmino e diz que prisão de empresário foi insana e ilegal

"Prefeito Firmino, faço-lhe um apelo, intervenha nesse proceder insano e violento. Além de vergonhoso e ilegal, poderá ter consequências ruins. Não permita que manchem o seu currículo", disse

O ex-prefeito Sílvio Mendes (Progressistas) fez um verdadeiro desabafo e chamou atenção do prefeito Firmino Filho (PSDB) após a prisão truculenta de um empresário do ramo de confecções na manhã desta segunda-feira (20), no bairro Parque Piauí, zona sul da cidade.

Sílvio não escondeu a revolta e foi enfático a cobrar de Firmino providências para contrapor a forma “insana e violenta” que os policiais militares trataram o empresário. Mendes pediu a Firmino Filho que não “permita que manchem o seu currículo de homem público” sob pena das consequências negativas que toda essa situação poderá acarretar.

“Prefeito Firmino Filho, faço-lhe um apelo, intervenha nesse proceder insano e violento [das forças policiais contra o empresário]. Além de vergonhoso e ilegal, poderá ter consequências ruins. Não permita [Firmino Filho] que manchem o seu currículo de homem público que tanto tem trabalhado por Teresina. Governar é cuidar de gente”, protestou Sílvio em entrevista ao GP1 na noite desta segunda-feira (20).

O ex-prefeito também criticou com veemência a postura dos policiais militares que algemaram o empresário. Na visão de Sílvio, toda a ação foi imoral e revoltante.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Sílvio MendesSílvio Mendes

“Truculência, imoralidade, revoltante. Os policiais, desrespeitosos, receberam ordens dos superiores. Apareceram uns guardas municipais também. Isso sim, é violência das maiores”, frisou o ex-prefeito.

Sílvio Mendes, que já foi prefeito de Teresina por dois mandatos consecutivos, questionou quem vai reparar a humilhação de um cidadão que foi algemado e tratado como um marginal apenas por estar tentando exercer o seu trabalho.

“Pior que não temos a quem reclamar. Quem paga a humilhação de um cidadão ser algemado, como um criminoso? Outro dia a Polícia Federal entrou no Palácio de Karnak. Disseram que foram ao endereço errado. Fiquei a pensar se não seria o Palácio Episcopal, pelos atos de Dom Jacinto”, ironizou Mendes.

O ex-prefeito comparou a situação atual a episódios passados registrados na história da humanidade. Para ele, hoje os cidadãos humildes são vilipendiados em detrimento as “castas privilegiadas”.

“As revoltas, como a de Bastilha e outras, se deram pelo Absolutismo das castas privilegiadas e a maioria pagando impostos e passando fome, sendo agredida. Muitas semelhanças com os tempos que vivemos. Isso também é da nossa conta, embora nos chamem de omissos, de maioria silenciosa”, finalizou o ex-prefeito da Capital.

Entenda o caso

O proprietário de uma loja de confecções localizada no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina, foi abordado de maneira truculenta por policiais militares na manhã desta segunda-feira (20). O fato aconteceu na Avenida Principal do Parque Piauí (Marechal Juarez Távora), e foi registrado por pessoas que presenciaram a cena. Durante a abordagem, o cidadão foi algemado e teve uma crise de epilepsia logo em seguida.

Uma guarnição da PM, juntamente com a Guarda Municipal de Teresina e fiscais da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, estavam realizando uma fiscalização para averiguar o cumprimento dos decretos estadual e municipal, editados pelo governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho, respectivamente, que tratam sobre o fechamento do comércio em função da pandemia do novo coronavírus. Os fiscais se depararam com a loja de confecções aberta e foram até o local, alertando que o proprietário seria multado por estar descumprindo a determinação, já que o estabelecimento não se enquadrava em serviço essencial.

Houve uma discussão entre os policiais militares e o dono da loja, que não apresentou as documentações do local para que fosse lavrada uma multa por parte do Município. Os policiais começaram a preencher um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), mas em seguida afirmaram ao comerciante que iriam encaminhá-lo à Central de Flagrantes de Teresina. O empresário cumpriu a ordem e fechou a loja, para se dirigir à delegacia, e nesse momento foi algemado.

Após ser detido, o empresário começou a passar mal e acabou caindo no chão. Populares se aglomeraram ao redor e passaram a criticar a atuação policial, pelo fato de o dono da loja ter sido algemado, visto que não representava um perigo para a sociedade. Nos vídeos que circulam na internet, é possível ouvir as pessoas gritando, implorando para os policiais soltarem o cidadão, que estava desfalecendo com falta de ar.

NOTÍCIA RELACIONADA

Covid-19: PMs usam força excessiva para prender empresário e fechar loja em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.